sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PLANO DE AULA partindo do CBC – 9º ano do Ensino Fundamental

Eixo Temático I
Tema: Percepção Visual e Sensibilidade Estética
Subtema: Apresentação e análise de imagens e objetos artísticos
Conhecimento e Expressão em Artes Visuais
TÓPICO 1:  Análise e crítica de obras de artes visuais
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES: 1.5. Saber posicionar-se individualmente em relação às produções de artes visuais, sendo
capaz de formular críticas  fundamentadas.
NÚMERO SUGERIDO DE AULAS:  4


Para Leitura e discussão:
O Dadá e o Surrealismo
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), artistas e intelectuais de diversas nacionalidades, contrários ao envolvimento de seus países no conflito, exilaram-se em Zurique, na Suíça. Aí acabaram fundando um movimento literário que deveria expressar suas decepções com o fracasso das ciências, da religião e da Filosofia existentes até então, pois se revelaram incapazes de evitar a grande destruição que assolava a Europa.
Esse movimento foi denominado Dadá, nome escolhido pelo poeta húngaro Tristan Tzara. Ele abriu um dicionário ao acaso e deixou seu dedo cair sobre uma palavra qualquer da página. O dedo indicou a palavra “dada”, que na linguagem infantil francesa significa “cavalo”. Mas isso não tinha a menor importância. Tanto fazia ser essa como outra palavra qualquer, pois a arte perdia todo o sentido, já que a guerra havia instaurado o irracionalismo no continente europeu.
Atividade em sala de aula:
        Sorteio de palavras aleatórias.
1) Elaborar uma produção artística (desenho, texto, poema, etc) baseada na palavra que lhe foi sorteada.
2)  Cada aluno deverá apresentar seu trabalho individual para os demais colegas contextualizado com a idéia central do texto.

Atividade para casa:
Pesquise e traga na próxima aula Textos Dadaístas. A pesquisa poderá ser feita em livros, jornais, revistas e ou internet. Traga no mínimo, um (01) texto com o nome do respectivo autor.

Atividade em sala de aula:
<!  1) Os textos pesquisados deverão ser lidos em sala de aula. Os alunos deverão se organizar em grupo onde farão alternância de leitura dos textos trazidos pelos colegas. Após a leitura, cada grupo decidirá por um único texto para reproduzi-lo em cartolina e ilustrá-lo. Os trabalhos ficarão expostos na sala de aula.
Vale lembrar que a atividade deverá ser feita em equipe!!!
Continuidade:
Dadaísmo: Dessa forma, os dadaístas propunham que a criação artística se libertasse das amarras do pensamento racionalista e sugeriam que ela fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionando e combinando elementos ao acaso. Na pintura, essa atitude foi traduzida por obras que usaram o recurso da colagem. O Dadaísmo propiciou o aparecimento do SURREALISMO.
Para os surrealistas, a obra de arte não é o resultado de manifestações racionais e lógicas do consciente. Ao contrário, são as manifestações do subconsciente, absurdas e ilógicas, como as imagens dos sonhos e das alucinações, que produzem as criações artísticas mais interessantes.
Baseado nos textos sobre Dadaísmo e Surrealismo, responda as questões a seguir:
1)   1) O movimento Dadá surgiu em qual época?
       2)  O que esse movimento literário deveria expressar?
<!   3) Qual a importância do nome Dadá para o movimento?
<!   4) O que os Dadaístas propunham para a criação artística?
<!   5) O Dadaísmo deu origem a qual outro movimento?
<!   6) Como são as obras Surrealistas?

Atividade em sala de aula – “Lendo uma imagem”:


A Persistência da Memória, de Salvador Dali

1)   O que está aparecendo na imagem?
2)    Descreva os objetos. Descreva o lugar onde se encontram.
3)   Descreva a figura central com detalhes.
4)   A imagem mostra uma cena real?
5)    Que nome você daria a essa pintura?
6)   O que você achou do nome dado por Dalí?
7)   O que essa pintura sugere em relação ao tempo?
8)   Que sentimento essa obra desperta em você?

  è Responder no caderno ou em folha avulsa, a critério do professor. 


10 comentários:

  1. Prezada Fabíola sou arte educador também e fiquei maravilhado em ver seu blog como que ninguém nunca divulgou para as superintendências, para servir de acervo pois estamos sofrendo tanto para realizar a efetiva implementação do pip umas ideias assim deixa a vida até mais alegre. rsrsrsrs
    Grande abraço do companheiro de trabalho
    Alexandre Vitor - Patrocínio/MG

    ResponderExcluir
  2. Oi Alexandre, que bom que gostou do Blog, fico feliz!!! Tenho me empenhado bastante na implementação do PIP e na nossa disciplina faço o possível. Qualquer contribuição que vc queira compartilhar, saiba que o espaço está às ordens!!! Um abraço pra vc tb e até qq dias desses nos possíveis encontros em BH.
    Fabíola

    ResponderExcluir
  3. Ola Fabíola, eu estou fazendo pós graduação em ensino da Arte, vc poderia me ajudar no tcc?

    Eu estou sem tempo de fazer, e ficaria muito grato com a sua ajuda.

    Francisco Moraes fram.moraes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabíola...
    Gostei muito do seu texto.E como tenho me interessado por Arte, seria possivél me passar o seu e-mail?
    elisangellasantos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisangela, meu e-mail é fabiolag39@gmail.com
      Entre em contato qdo quiser! Bjo!

      Excluir
  5. Oi Fabíola ,sou Ivânia também sou Professora de Arte,gostei muito do seu blog.
    Apenas estou muito infeliz com relaçã à forma que a arte vem sendo tratada pelo nosso sistema de ensino,pois não são dadas as aulas de Arte em todos os anos do ensino fundamental,além disso no ensino médio o nosso conteúdo foi reduzido para apenas uma aula,isto provoca o ensino de um conteudo defasado,sem continuação correta.E no entanto somos muito cobrados com as avaliações do PAAE.Precisamos de dignidade,respeito aos profissionais que trabalham com o cnteúdo Arte.Gostaria que vc como articuladora do pip pudesse interceder por nós Professores de Arte,pois precisamos que o conteudo seja estudado em todos os anos do ensino fundamental e do ensino médio.Nos ajude por favor.Sou de Igarapé,MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivânia, muito obrigada por visitar meu blog! Fico feliz qdo recebo algum contato. Bom, em relação ao nosso "dilema" de valorização e espaço da disciplina de Arte, concordo com tudo o q disse. Acredito que os projetos que a SEE/MG propõe atualmente estão cada vez mais recebendo e valorizando o nosso espaço. Existe uma possibilidade da Arte entrar em todos os anos do Ensino Fundamental, isso já foi falado no último encontro em BH, nov/2012. Ficamos na espera, ansiosas por esse tempo, pois assim o PAAE do 1º ano do Ensino Médio seria bem mais satisfatório! Bom ano letivo para nós!!!

      Excluir
  6. Oi Fabíola! Estou com a difilima tarefa de ensinar artes para o 8º e 9º ano do ensino fundamnetal.
    1º não tenho a menor ideia de como aborda os assuntos;
    2º a escola não tem bibliografia curriculares dos mesmo
    4º sou professor de ciências;
    5º sou recém contratado;;
    3º as aulas estão atrasadas por falta de professores da área;
    6º preciso de uma grade curricular das series referidas, e a mais simples possível, devido á minha quase nenhuma experiência do assunto;
    7º Haverá nesta quarta dia 27-03-2013 o planejamento, e os meus colegas já estão com os seus prontinhos....
    Gostaria, se possível for, mi ajudasse nesssa tarefa!!!!
    Fico grato! meu gmail é araujorichardson@gmail.com
    Abraços! Richardson.


    ResponderExcluir
  7. Bom dia Fabiola,estou mais perdida do que cego em tiroteio, por favor me envia algo que me ajude em Arte no ensino médio, fiz um planejamento a escola me devolveu diz que está errado estou até pensando em desistir, porque não sei onde procurar ajuda, obrigada. Caso você puder me ajudar meu email é: mata.walderleny0@gmail.com, depois do walderleny é o número zero muitos cunfundem acham que é a letra O.

    ResponderExcluir