segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Literatura: Leitura-prazer

                                                       Henri Matisse

Cada tipo de arte faz uso de certos materiais. A pintura, por exemplo, trabalha com tinta, cores e formas; a música, com sons; a dança, com movimentos; a arquitetura, com o espaço; a escultura, com formas e volumes. 
E a literatura, que material utiliza?
De maneira simplificada, pode-se dizer que literatura é a arte da palavra!
A palavra serve para comunicar e interagir. E também para criar literatura, isto é, criar arte, provocar emoções, produzir efeitos estéticos.
Estudar literatura implica apropriar-se de alguns de seus conceitos básicos, mas também deixar o espírito leve e solto, pronto para saltos, vôos e decolagens.

“Literatura é novidade que PERMANECE novidade.” (Ezra Pound)

Literatura na Escola:
A literatura, bem como outras artes e ciências, independe da escola para sobreviver. Apesar disso, dada sua importância para a língua e a cultura de um país, assim como para a formação de jovens leitores, a literatura transformou-se, em várias partes do mundo, em disciplina escolar.
A abordagem e a sistematização do estudo da literatura na escola podem se dar de diferentes formas: por épocas, por temas, por gêneros, por comparações etc.  No Brasil, no último século, a abordagem histórica da literatura, isto é, o estudo da produção literária dos principais escritores e suas obras através dos tempos, tem sido a mais comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário