Dentre as variadas atividades práticas que podemos passar em sala de aula, existem aquelas que exigem material apropriado. Nem sempre nós professores temos como oferecer esse material ao aluno. Muitas vezes a escola não disponibiliza por falta de recursos ou burocracias, que não vem ao caso nesse momento. O fato é que o aluno também não tem como trazer de casa. Dessa forma, em vários casos, é na ausência dessa material que, nós professores, encontramos justificativa para o não cumprimento das aulas práticas. O ideal para essas aulas, não só em Artes, mas em qualquer disciplina, é que os recursos sejam abundantes ou pelo menos suficiente para a efetiva aprendizagem. É isso que nós acreditamos e queremos para o enriquecimento de nossas aulas, porém enquanto esse recurso não chega até nossas mãos, temos que, juntos, buscarmos alternativas usando sempre a nossa criatividade, interesse e inovação. Em artes, temos soluções baratas e práticas para o desenvolvimento de algumas atividades:
1) Pó “Xadrez” (usado para colorir chão de cimento e paredes, encontrado em Casas de Material de Construção) misturado com água e cola branca rendem tinta para a escola toda.
2) Pigmentos de vários tons de terra misturados com cola branca também viram “tinta” que deslizam naturalmente no papel, além de também oferecer a oportunidade dos alunos saírem em busca de matéria prima em torno da escola.
3) Imagens de jornais e revistas são grandes aliadas nos trabalhos de leitura de imagens, composição visual, semelhanças e diferenças, análise do público alvo, expressão da imagem, e por aí vai...
4) O auto-retrato e o retrato do colega dependem apenas de folha branca e lápis. Nessas atividades não é obrigatório o uso de cores.
5) Para uma atividade de desenho de observação pode ser apresentado aos alunos o movimento Impressionistas juntamente com seus artistas, fundamento do movimento, suas influências e atitudes. Passada a fase de conhecimento e apreciação, convide os alunos para saírem da sala de aula assim com os impressionistas abandonaram seus ateliês. Eles irão observar a paisagem e registrá-la à sua maneira, com influência da luz solar e das sombras, registrando assim as impressões que estes efeitos exercem na paisagem.

Partindo desse desenho, o professor pode pedir a desconstrução da imagem baseada nos princípios do Cubismo.

Boa Sorte à todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário