sexta-feira, 14 de setembro de 2012

As 7 Maravilhas do Mundo


Proposta de Ensino destinada aos Anos Finais do Ensino Fundamental, podendo ser adaptado com graduação de complexidade de acordo com o ano de escolaridade.

Trabalho sendo desenvolvido na E. E. Nascimento Leal, em Alvorada.

Pessoas envolvidas: Direção da Escola, Analista Educacional da SRE Carangola Fabíola Garcia, Professora Joelma Castelani e Alunos da turma do 7º ano 02, turno da tarde.
Tema: As 7 Maravilhas do Mundo Moderno

1ª aula:

Inicialmente a turma se organiza em duplas (recomendável que tenham 14 duplas, se o número de alunos total for maior que 28, haverá alguns trios).7 duplas receberão cada uma, a imagem de uma das 7 Maravilhas do Mundo contendo apenas a imagem e o nome. As outras 7 duplas receberão os nomes dos países onde estão localizadas as 7 maravilhas.
Dinâmica: As duplas que receberam as imagens deverão se organizar e apresentá-las aos demais alunos, informando do que se trata e as hipóteses que a dupla achar pertinente. As duplas com os nomes dos países deverão se juntar as duplas dos respectivos monumentos a medida que forem se descobrindo. Formarão então, 7 grupos.

Atividade prática da 1ª aula: 
Apropriação das imagens dos monumentos para recolocá-las próximo de nós. Exemplo: Trazer o Coliseu para o Brasil – A paisagem da cidade escolhida será desenhada pelo grupo em cartolina e o monumento deverá ser recortado da imagem cedida e colado no espaço reservado a ele. Como o Cristo Redentor já pertence ao Brasil, este deverá mudar de cidade. Os trabalhos deverão ficar expostos na sala durante todo o decorrer da sequencia de aulas que envolvem o tema.

Resultado das Releituras...

 
2ª aula:
 Mantém-se os grupos para elaboração de um trabalho escrito e/ou digitado. Os alunos deverão visitar o Laboratório de Informática da Escola a fim de realizarem pesquisa direcionada sobre o monumento e o país onde fica. O professor se encarrega de instigá-los e de aguçar a curiosidade.



Os dados pesquisados deverão ser anotados para posteriormente serem inseridos no trabalho que deverá ser entregue em data estipulada. O professor deverá deixar claro nesta aula a formatação desejável para esse trabalho ser entregue, se deseja as imagens impressas ou desenhadas, e se além das informações pesquisadas também acha pertinente um texto sobre a visão pessoal do grupo em relação à pesquisa feita, assim como também a pontuação alcançável com esse trabalho.
Além do trabalho escrito, os grupos deverão confeccionar réplicas simbólicas dos monumentos. Poderão utilizar materiais diversos: papel, papelão, sucata, jornal, isopor, etc. As maquetes (réplicas) deverão ser apresentadas juntamente com as seguintes informações:

Material Utilizado;
Dimensões finais (altura, largura, perímetro)
Tempo necessário para confecção da réplica.
  
3ª aula:
 O Professor poderá dedicar uma 3ª aula para acompanhamento e consultoria sobre a execução das réplicas, como por exemplo, pesquisa de materiais, sugestões de cores, etc. Poderão ser tiradas algumas dúvidas em relação a pesquisa feita antes da versão final ser entregue.
4ª aula:
 Apresentação oral dos trabalhos com participação de todos os integrantes do grupo. Exposição das réplicas com defesa do grupo. Entrega do trabalho escrito ao Professor.
Nesta aula, aproveitamos para concretizar nossa interdisciplinaridade com Geografia. Para tanto, convidamos a Analista Natrícia Rocha Soares, que muito contribiu com a construção do nosso conhecimento. Os alunos debateram assuntos importantes como por exemplo, o impacto desses monumentos no meio ambiente, o que é necessário para a manutenção dos mesmos e a diferença entre paisagens culturais e paisagens naturais.



E nossa tão esperada mostra das réplicas das 7 Maravilhas do Mundo Moderno aconteceu no dia 05/10/2012, sexta-feira, na E. E. Nascimento Leal. Quero parabenizar aos alunos que brilhantemente apresentaram seus trabalhos! Graças ao empenho deles, a receptividade da Professora Joelma, e a acolhida da Direção da Escola, foi possível constatar nitidamente o aprendizado dos alunos.
As réplicas serão expostas na SRE Carangola para a apreciação de todos que passam por aqui diariamente.




Muito obrigada!!!
Fabíola Garcia
Arte-Educadora / ANED PIP CBC
SRE Carangola

Um comentário:

  1. Muito legal!
    Parabéns à Escola, à Professora e, especialmente, à iniciativa da Arte-Educadora mais charmosa da SEE/MG...
    Fabíola Garcia
    Fazendo a diferença nas escolas de Minas!

    ResponderExcluir