quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Conhecendo a Torre Eiffel


Sempre ressalto aqui a importância que vejo no modo como o Ensino de Arte é trabalhado na Educação Infantil. 

Considero que é nos anos iniciais de aprendizagem que a criança se desprende dos estereótipos, dos preconceitos e dos limites de criação que são geralmente impostos pela “ditadura” de que Arte é igual beleza. 
E nós já sabemos que Arte é conhecimento, é expressão. 
Ela não enfeita, ela comunica!

Com base nesse pensamento e valorizando sempre todo trabalho que segue essa linha, apresento aqui uma atividade que foi desenvolvida pela Professora Amanda Magalhães Carelli, na Escola Officina do Saber, em Carangola / MG. Antes que pensemos, que a Escola citada pertence a Rede Privada de Ensino e que por esse motivo, as atividades diferenciadas podem ocorrer com mais facilidade, vamos observar e conhecer o trabalho.

Desenvolvimento:

1º Momento – Pesquisa na Sala de Informática, com a finalidade de conhecer a Torre Eiffel em Paris... Momento de descobertas, de indagações, curiosidades e claro, muito aprendizado.



2º Momento – Viajando para Paris. Os alunos participaram de momentos lúdicos que envolveram preparação para viagem considerando o clima Europeu, Check-in no Aeroporto com carimbo no passaporte e embarque no avião.



3º Momento – Desembarque.


4º Momento - Construção da Torre Eiffel. Atividade prática conjunta de releitura partindo do olhar das crianças.




5º Momento – Desenhos expressivos sobre o conhecimento adquirido.



Como podemos observar em todas as etapas desse trabalho não foram necessários recursos financeiros mirabolantes ou inacessíveis. Com criatividade, boa vontade e muita alegria de ensinar, a Professora Amanda proporcionou aos seus alunos uma oportunidade de conhecimento cultural, artístico e geográfico que seguirá com eles por toda trajetória escolar que vem pela frente.


Amanda, parabéns pelo amor que tens pelo seu trabalho! Isso é nítido, transparente!

Parabéns aos alunos que participaram ativamente de todo o processo e parabéns a direção da Escola Officina do Saber que permite atividades lúdicas de aprendizado que são características do Ensino de Arte Contemporâneo.

Fabíola Garcia
Arte-Educadora / ANED PIP CBC
SRE Carangola

Um comentário:

  1. É isso aí, Amanda Carelli! Com um pouco de criatividade, uma dose de boa vontade e pinceladas de amor ao trabalho, é possível e viável fazer a diferença na vida de nossos alunos. Afinal, em escolas públicas ou particulares, são CRIANÇAS e necessitam da brincadeira a favor do conhecimento.

    ResponderExcluir