terça-feira, 4 de setembro de 2012

Tema: A nossa vida e a Independência do Brasil


Iniciando...

Dividir a turma em grupos (5 ou 6) e fazer a leitura conjunta do texto abaixo:

Propor reflexões e discussões sobre o texto.

Atividade 1:

Observar os quadrinhos destinados a cada grupo, fazer a leitura e imagem necessária para responder os questionamentos pedidos.

GRUPO 01

1)    O garoto que aparece no quadrinho vai apresentar, na Escola, uma peça sobre o Dia da Independência. Vocês acham que ele conhece os detalhes desse fato histórico?
2) Vocês já estudaram sobre esse tema? Se sim, comente. Se não, escrevam o que gostariam de saber sobre essa data.

GRUPO 02

1)     Quais sãos as notícias que o garoto está lendo no jornal?
2)     Qual a associação que o garoto faz entre Independência e as notícias do jornal?
3)      E vocês, concordam?


GRUPO 03

1)     A quem se refere a palavra TODOS?
2)     Vocês concordam com o que diz a imagem?
3)      Por quê?

GRUPO 04

1)      Qual a idéia sobre a data de 7 de Setembro que o casal do quadrinho aparenta ter?
2)      De acordo com o texto, por que as máquinas do tempo não devem ser inventadas? Comente.


GRUPO 05

1)      Qual o significado de “Independência ou Morte” em cada um dos quadrinhos?


GRUPO 06


1)      Qual a visão de Independência que os personagens tem? Comente.
2)     Pelo desenho podemos perceber a profissão dos personagens?
3)      Na visão do grupo, os homens da imagem são independentes ou dependentes? 
Por quê?

Atividade 2 - Prática:

Cada grupo receberá uma cartolina e terá que criar uma História em Quadrinho com o mínimo de 3 (três) telas onde deverão expressar o significado da Comemoração do Dia da Independência de acordo com a opinião do grupo. Os alunos podem utilizar canetinhas, régua, lápis de cor, recortes de revistas, etc.
Os cartazes deverão ser expostos na sala ou no corredor da Escola com o título de apresentação:

“A nossa vida e a Independência do Brasil”.

Interdisciplinaridade:

O Professor de Arte pode e deve solicitar auxílio ao Professor de História para que esclareça qualquer dúvida em relação ao tema, priorizando os conteúdos reais dos fatos históricos que envolvem o tema. O fechamento dessa atividade pode ser feito através de uma produção de texto com pesquisa, em grupo ou individual.



A Atividade apresentada foi desenvolvida na E. E. João Belo de Oliveira com os alunos da Turma 9º / 02.
Agradeço a Professora Angélica que permitiu com muita simpatia e interesse a minha presença na aula dela.




Boa sorte!!!!
Fabíola Garcia
Arte-Educadora / ANED PIP CBC
SRE Carangola

Nenhum comentário:

Postar um comentário