segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Arte e Língua Portuguesa - 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

Possibilidades....


Com base na Matriz do PROEB 9º ano - Língua Portuguesa:


D2 – LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM UM TEXTO
Interpretação de letras de músicas que tratem de algum tema social e que seja do interesse dos alunos. As músicas do Gabriel O Pensador, O Rappa,  são bem argumentativas e usa uma linguagem que pode ser perfeitamente abstraída por eles. Após ouvir, cantar e interpretar a música, podem ser feitos jogos de palavras, um mural temático para expor na sala, desenhos e até uma produção textual emitindo a opinião sobre o tema da música.
Sugestões: Lavagem Cerebral (Gabriel O Pensador) – ideal para o mês de novembro, onde acontece o Dia da Consciência Negra:


D18 – RECONHECER POSIÇÕES DISTINTAS ENTRE DUAS OU MAIS OPINIÕES RELATIVAS AO MESMO FATO OU AO MESMO TEMA.
Apreciação e interpretação de poemas, letras de músicas e até mesmo obras de artes visuais que tratam do mesmo tema, mas com opiniões diferentes. Exemplo: Dois poemas/músicas que falam do tema amor, porém um mostra o amor como correspondido e benéfico e o outro retrata um rompimento amoroso. O motivo da diferença de opiniões se dá de acordo com a vivência de cada pessoa e isso será percebido pelos alunos a medida que as leituras vão se diversificando.
Sugestões:

Fabíola Garcia
Arte-Educadora / ANED PIP CBC
SRE Carangola

Nenhum comentário:

Postar um comentário