Grafite X Pichação
Embora semelhantes no suporte, estes dois times não jogam para o mesmo lado. Experimente perguntar a um grafiteiro o que ele pensa sobre pichação ou sobre o pichador. Certamente, no meio de sua resposta, haverá a afirmação de que grafite é arte e pichação é lixo.
E é verdade! Normalmente, chamamos de grafite a pintura na parede com intenção artística e de pichação, a pintura na parede que simplesmente depreda e destrói as fachadas de casas, prédios e patrimônios públicos. Mas a diferença não é só esta. O grafiteiro normalmente tem ordem do proprietário da “parede” para fazer a pintura, pois o que ele faz compõe a cidade, comunica algo, expressa sentimentos e opiniões. Já o pichador pinta de forma desordenada, destruindo o patrimônio alheio, tornando o aspecto da cidade sujo, feio e perigoso.
É por isto que NÃO devemos chamar o grafiteiro de pichador!
Modalidades do grafite:
Grafite 3D: é aquele que passa a idéia de profundidade sem precisar de contorno. Para esta modalidade o grafiteiro ou “writer” precisa ter uma técnica bastante apurada e destreza na combinação de cores e de formas.
WildStyle: usa letras distorcidas, em forma de setas que praticamente cobrem o desenho.
Bomber: nesta modalidade o grafiteiro usa letras gordas e arredondadas que parecem ter vida. Para elas são utilizadas normalmente duas ou três cores.
Letras Grafitadas: são as letras que representam a assinatura do grupo. Normalmente incorporam as técnicas do grafite à pichação.
Grafite com máscaras e spray: o artista usa a máscara como um molde para o desenho que vai ser feito com spray. Esta técnica facilita a rápida execução ou disseminação do desenho ou marca desejada.
Grafite Artístico ou Livre Figuração: neste estilo valem todas as técnicas para fazer personagens de histórias em quadrinhos, caricaturas, desenhos realistas e também abstratos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário