segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Trabalhando o CBC de Arte – Eixo Temático I – Percepção Visual e Sensibilidade Estética

Trabalhando o CBC de Arte – Eixo Temático I – Percepção Visual e Sensibilidade Estética
Subtema: Apresentação e análise de imagens e objetos artísticos
Habilidade: Estabelecer relações entre análise formal, contextualização, pensamento artísticos e identidade cultural. Destinado ao 9º ano do Ensino Fundamental

Introdução:
A pintura romântica expressa as transformações que ocorreram na passagem do século XVIII para o século XIX, como a Revolução Francesa e a ascensão da burguesia ao poder.


Contexto Histórico:
O fuzilamento (1814), de Francisco Goya, retrata um momento importante das lutas que sucederam a Revolução de 1789. O quadro O fuzilamento foi inspirado num fato histórico ocorrido em 1809, cinco anos antes de Goya o ter pintado os exércitos de Napoleão tomaram Madri, e, em 02 de maio, os cidadãos se rebelaram contra os franceses. No dia seguinte, o exército francês retomou o controle da situação e, durante toda a noite e a madrugada, fuzilou centenas de pessoas, entre as quais muitas que nem tinham participado do movimento rebelde. O quadro contrapõe de modo dramático duas forças, duas realidades opostas: de um lado, os condenados; de outro, os soldados franceses. Observe a fileira de soldados e, em seguida, o grupo de condenados.

Exercitando a compreensão:
Após observar a imagem e entender um pouco do seu contexto histórico, vamos ler e escrever sobre esse texto não verbal:

1) Que elementos do quadro comprovam a desigualdade de condições entre o exército francês e os condenados?
2) Observe que os soldados estão todos na mesma posição como se seus gestos fossem mecânicos, programados e também não podemos ver o rosto deles. Que tipo de sensação ou sentimento essas características expressam em relação ao comportamento dos soldados?
3) Observe agora as expressões físicas e faciais das vítimas, principalmente as do homem de camisa branca. Que emoções ou sentimentos elas transmitem?
4) Que outras personagens do quadro indicam explicitamente o destino desse homem?
5) Que elementos do quadro acentuam o caráter trágico da cena?
6) Observe a posição dos braços do homem de camisa branca e a marca na palma de sua mão direita. Com que personagem da história da cultura ocidental esses dois elementos (a posição dos braços e a marca na mão), se associam?
7) Que sentido novo essa associação atribui à cena retratada pelo quadro?
8) Entre os temas mais explorados pelo Romantismo estão a natureza, a mulher, o amor, e os acontecimentos históricos. Qual desses temas o quadro de Goya aborda?

Nossos olhos descobrem surpresas, logo conhecimento!

Um comentário: