quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Música nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental


O Eixo Temático III - Elementos Musicais, proposto pelo CBC de Arte da SEE/MG apresenta um conteúdo mínimo de conhecimento que o aluno precisa permear no que se diz respeito a musicalidade, expressão sonora, identificação de instrumentos e familiaridade com composições e melodias de diferentes épocas e gêneros.
Esses conhecimentos básicos vão se aprofundando e ficando mais complexos na medida que os anos de esolaridade vão seguindo, ou seja, do 6º ao 9º ano o Ensino Fundamental.
Nós professores, já temos a orientação explícita no CBC, que existe autonomia delegada a nós para convidarmos membros da comunidade que sejam capazes de nos ajudar nos conteúdos desse Eixo Temático, caso seja necessário. Vale tudo: Convidar uma banda, um músico, um compositor. Também podemos organizar uma exposição com o máximo de instrumentos musicais que pudermos conseguir, contextualizando com seus respectivos estilos e épocas. Tudo isso são recursos que podemos nos apoiar para conseguirmos efetivamente contemplar os conteúdos propostos do CBC de maneira satisfatória.
Um detalhe importante para efetivação desse processo de ensino e aprendizagem em música é o fato de que (na maioria das vezes, sem generalizar) o aluno chega ao 6º ano desconectado com o uso da música no ambiente escolar. Dessa forma, ele pode associar a música a aula de recreio e bagunça e não como expressão artística. A música descontrai sim, no seu sentido mais utilitário, além de ser linguagem universal, também é apropriada para acompanhar alegrias, festas e momentos de atividades livres. Mas não é só isso! Por isso a maneira como o aluno vê a música fora da escola é de suma importância para que ele a entenda e a respeite como conteúdo de conhecimento.
Para que nossos alunos cheguem ao 6º ano entendendo, gostando, respeitando e se expressando através da música, deixo aqui uma dica que pode ser trabalhada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apresentada no DVD Xuxa Só para Baixinhos 8, a música "Professor de Música" é um convite ao mundo dos instrumentos e ao uso da música na escola. Seguem letra, vídeo e sugestão de atividade:

 
 
Professor de Música (com Gabriel O Pensador e Tiago Mocotó)


E aí, criançada,
Quero ver como é que é,
Todo mundo bate palma,
Todo mundo bate o pé.



Vamos lá, galera,
Com força, com alma,
Todo mundo bate o pé,
Todo mundo bate palma...

E aí, criançada,
Quero ver como é que é,
Todo mundo bate palma,
Todo mundo bate o pé.

Vamos lá, galera,
Com força, com alma,
Todo mundo bate o pé,
Todo mundo bate palma...

E agora pra tirar a nota dez,
Todo o mundo batendo
Com os dois pés.

Na escola tem um professor,
Tem um professor, tem um professor,
Adivinha só o que ele faz?
O que ele faz? o que ele faz?

Ele toca muitos instrumentos,
Muitos instrumentos, muitos instrumentos.
E ensina as notas musicais,
Notas musicais, notas musicais.

Dó, Ré, Mi, Fá
Pra aprender a cantar,
Si, Dó, Ré, Mi
Tem que aprender a ouvir,
Sol, Fá, Mi, Ré
Mas cante como quiser,
Fá, Mi, Ré, Dó
Quem canta vive melhor.

Dó, Ré, Mi, Fá
Pra aprender a cantar,
Si, Dó, Ré, Mi
Tem que aprender a ouvir,
Sol, Fá, Mi, Ré
Mas cante como quiser,
Fá, Mi, Ré, Dó
Quem canta vive melhor.

Na escola tem um professor,
Tem um professor, tem um professor,
Adivinha só o que ele faz?
O que ele faz? o que ele faz?

Ele toca muitos instrumentos
Muitos instrumentos, muitos instrumentos.
E ensina as notas musicais,
Notas musicais, notas musicais.

E aí, professor,
Tudo bom, tudo bem?
Tô chegando nessa aula
E sou aluno também.
E aí, professor,
Tudo bem, tudo bom?
Tô chegando nessa aula
E vou entrar nesse som.
Nessa música tem baixo,
Tem batera e DJ,
Tem até um pianinho
Que eu também escutei.

Essa aula é demais,
É assim que a banda toca,
É assim que se faz
É assim que se faz música,
Então vamos fazer
Professor, dá o tom,
Como é bom aprender.

Ou na palma de mão,
Ou na batida do pé,
Música a gente faz
Do jeito que der.

Eu não trouxe a minha flauta,
Eu não trouxe a minha gaita,
Eu não trouxe a minha tuba,
Eu não trouxe o tamborim,
Eu não trouxe o violino,
Eu não trouxe o xilofone,
Eu não trouxe o meu trombone,
Eu não trouxe mas eu vim,
Eu não trouxe a minha harpa,
Eu não trouxe o agogô
Eu não trouxe o meu tambor,
Nem o meu saxofone.
Eu não trouxe reco-reco,
Nem chocalho, nem ganzá,
Mas eu trouxe a minha voz
Pra cantar no microfone.

Na escola tem um professor,
Tem um professor, tem um professor,
Adivinha só o que ele faz?
O que ele faz? o que ele faz?

Ele toca muitos instrumentos
Muitos instrumentos, muitos instrumentos.
E ensina as notas musicais,
Notas musicais, notas musicais.

E aí, criançada,
Quero ver como é que é
Todo mundo bate palma,
Todo mundo bate o pé.

Vamos lá, galera,
Com força, com alma,
Todo mundo bate o pé
Todo mundo bate palma...

E aí, criançada,
Quero ver como é que é
Todo mundo bate palma,
Todo mundo bate o pé.

Vamos lá, galera,
Com força, com alma,
Todo mundo bate o pé
Todo mundo bate palma...

E agora pra tirar a nota dez,
Todo o mundo batendo
Com os dois pés.


 
Sugestão de Atividades:
1 - Apresentação do vídeo, estímulo a expressão corporal e percepção sonora.
2 - Identificação dos intrumentos apresentados. Pesquisas orientadas pelo professor em sala de aula e pesquisas voltadas para tarefa de casa.
3 - Análise da letra da música. Uso do corpo e da voz para a produção de som.
4 - Atividade prática desenvolvida a partir de sons feitos pelos alunos.
5 - Apresentação de um músico convidado. Espaço para perguntas: alunos entrevistando. Contextualização dialogada posterior a esse evento.
6 - Exposição de instrumentos musicais.
 
Nota: Assim como o desenho do aluno se compromete (e muito) nos Anos Iniciais pela maneira de como é conduzido pelo professor, a música também sofre esse reflexo. Os professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental despertam nos alunos aptidões que irão os acompanhar a vida toda!

Boa sorte à todos!!!

Feliz Ano (letivo) Novo!!!


4 comentários:

  1. Quem disse que na internet não se encontra coisa boa? Parabéns querosene! Seu trabalho é maravilhoso. Bom eu já sabia que você ia longe...Bjo Monica Fazolato agora Vieira

    ResponderExcluir
  2. Moniquete!!!! Saudades!!! Obrigada pela visita!!! Volte sempre e mande idéias tb! Beeeeijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as ideias, mas e quando vc. trabalha na zona rural, longe de tudo e sem recursos de internet e detalhes a mais. Tem 8° e 9° ano. Qual a melhor sugestão?

    ResponderExcluir
  4. Caro(a) colega, para alcançarmos nosso objetivo precisamos de ajuda mesmo, e a internet, livros diversos e recursos que a escola nos oferece são grandes aliados. Quando nos deparamos com a falta destes, nos sentimos impotentes e frustrados não é mesmo? Mas vamos solucionar este impasse: Para turmas de 8º e 9º ano, numa escola sem recursos localizada na zona rural talvez não seja possível promover uma exposição de instrumentos musicais, exibir um DVD ou convidar um músico para se apresentar para a turma, mas podemos contemplar as habilidades básicas que envolvem o conhecimento de música, como por exemplo: Argumentação crítica sobre criações musicais através de letras de músicas e quando possível, fornecer o áudio através de um aparelho de som. A interpretação dos repertórios musicais pode ocorrer individualmente ou em grupo. A música poderá ser abordada com seus aspectos históricos e sociais. Uma pesquisa de imagens em revistas e jornais também é válida. Ao final desse processo podemos organizar uma exposição dos levantamentos feitos pelos próprios alunos. É simples mas é eficaz! Boa sorte!!!

    ResponderExcluir