segunda-feira, 26 de março de 2012

Elaborando um Planejamento:


Em busca de uma maneira “perfeita” e “correta” de elaborar um planejamento,  nos deparamos com algumas dúvidas:




1)    O que não pode faltar?

2)    Qual a formatação adequada?

3)    Posso entregá-lo manuscrito?

4)    Quais critérios o Supervisor usa para analisar o planejamento?

Diante dessas inquietações e com a necessidade de elaborar um planejamento que seja o mais próximo possível do satisfatório, comecei a buscar respostas!

Em um primeiro momento planejar é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre os professores, direção e coordenadores. O documento deverá ser flexível, funcional e descomplicado. A partir daí deverá ser levado em conta o perfil da turma, avaliando o que os alunos já sabem e o que eles ainda precisam aprender.

Planejar requer:

·        Pesquisar sempre: atitude necessária e inerente a nossa profissão

·        Ser criativo na elaboração da aula (atividades): Não recorrer a “mesmice”, pois temos concorrentes poderosos como a TV e a internet.

·        Estar aberto para acolher o aluno e sua realidade: Na sondagem, conseguimos identificar o perfil da Escola e do aluno.

·        Estabelecer prioridades de conteúdos e habilidades: Não copiar o CBC, se orientar por ele! Entender o documento, avaliar as sugestões de número de aulas, selecionar quais habilidades pretendemos alcançar dentro de um conteúdo e tentar ao máximo oferecer a maior amplidão possível de conhecimento aos alunos.

·        Ser flexível para re-planejar sempre que necessário: Entender que rever ações faz parte do processo.

Com base nisso, precisamos definir:
O que ensinar – CONTEÚDO
Como ensinar – ESTRATÉGIAS / ATIVIDADES
Quando ensinar – EM QUAL BIMESTRE / RELAÇÃO DE SEQUENCIA
Como e quando avaliar – TIPOS DE AVALIAÇÃO

Vejamos um modelo sugestivo:
  
Escola:                                                                           Turma:                                     Ano:
Disciplina:                                                                     Professor (a):

CONTEÚDO:
HABILIDADES:
ESTRATÉGIAS / ATIVIDADES:
RECURSOS:
AVALIAÇÃO:
1º BIMESTRE






2º BIMESTRE






3º BIMESTRE






4º BIMESTRE







A formatação não precisa ser necessariamente essa, mas esses quesitos são os básicos e necessários para uma definição organizada dos conteúdos.

Divisão por Bimestreà Importante e necessária porque é através dessa divisão que podemos organizar a seqüência lógica e coerente dos conteúdos que vamos ensinar. E para o Supervisor é ainda mais importante, uma vez que ele deve estar sempre ciente do que estamos lecionando em sala de aula e em qual momento.

Conteúdos e Habilidadesà Neste momento vamos nos orientar pelo CBC, pela nossa sondagem de conhecimento dos alunos e pelo perfil da Escola. Para cada conteúdo e tema temos as habilidades que queremos contemplar.

Estratégias/ Atividadesà Nessa coluna temos que relacionar a nossa metodologia de trabalho, e claro que não podemos generalizar: Cada conteúdo pede uma estratégia diferenciada! Cada habilidade será conquistada com atividades também distintas!

Recursosà Esse quesito além de nos ajudar a organização do que vamos precisar em cada bimestre, é o espelho do nosso dinamismo. O Supervisor da Escola precisa e deve saber se estamos utilizando o que a escola tem o a nos oferecer para tornar as aulas mais interessantes. Aqui vamos registrar a necessidade de uso da sala de informática, sala de vídeo, aula com recurso de Data Show, solicitação de visitas a museus, mercados, parques, eventos ou qualquer outro local que darão suporte ao conteúdo passado naquele bimestre.

Avaliaçãoà Geralmente os instrumentos avaliativos e aplicabilidade já são definidos pela Escola, mesmo assim essa informação deve constar no planejamento porque faz parte do processo de ensino/aprendizagem.

            Quanto às indagações iniciais, cheguei a seguinte conclusão:

1)    O que não pode faltar? As informações básicas constam no “modelo sugestivo”.

2)    Qual a formatação adequada? Poderá ser definida pela coordenação da Escola.

3)    Posso entregá-lo manuscrito? Em pleno século XXI não é adequado.

4)    Quais critérios o Supervisor usa para analisar o planejamento? O Supervisor precisar saber o que está sendo ensinado, como e quando. Dessa forma estará acompanhando a aplicabilidade do que foi planejado.

Depois de planejar, vamos executar!!!

Um comentário:

  1. Muito bom, Fá! Simples, prático e objetivo... como deve ser... Afinal, importa, sim, e muito, "traçar a direção", para que se faça um percurso seguro e produtivo. Parabéns e sucesso sempre!

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