1) O que não pode faltar?
2) Qual a formatação adequada?
3) Posso entregá-lo manuscrito?
4) Quais critérios o Supervisor usa para analisar o planejamento?
Diante dessas inquietações e com a necessidade de elaborar um planejamento que seja o mais próximo possível do satisfatório, comecei a buscar respostas!
Em um primeiro momento planejar é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre os professores, direção e coordenadores. O documento deverá ser flexível, funcional e descomplicado. A partir daí deverá ser levado em conta o perfil da turma, avaliando o que os alunos já sabem e o que eles ainda precisam aprender.
Planejar requer:
· Pesquisar sempre: atitude necessária e inerente a nossa profissão
· Ser criativo na elaboração da aula (atividades): Não recorrer a “mesmice”, pois temos concorrentes poderosos como a TV e a internet.
· Estar aberto para acolher o aluno e sua realidade: Na sondagem, conseguimos identificar o perfil da Escola e do aluno.
· Estabelecer prioridades de conteúdos e habilidades: Não copiar o CBC, se orientar por ele! Entender o documento, avaliar as sugestões de número de aulas, selecionar quais habilidades pretendemos alcançar dentro de um conteúdo e tentar ao máximo oferecer a maior amplidão possível de conhecimento aos alunos.
· Ser flexível para re-planejar sempre que necessário: Entender que rever ações faz parte do processo.
Com base nisso, precisamos definir:
O que ensinar – CONTEÚDO
Como ensinar – ESTRATÉGIAS / ATIVIDADES
Quando ensinar – EM QUAL BIMESTRE / RELAÇÃO DE SEQUENCIA
Como e quando avaliar – TIPOS DE AVALIAÇÃO
Vejamos um modelo sugestivo:
Escola: Turma: Ano:
| |||||
Disciplina: Professor (a):
| |||||
CONTEÚDO:
|
HABILIDADES:
|
ESTRATÉGIAS / ATIVIDADES:
|
RECURSOS:
|
AVALIAÇÃO:
| |
1º BIMESTRE
| |||||
2º BIMESTRE
| |||||
3º BIMESTRE
| |||||
4º BIMESTRE
|
A formatação não precisa ser necessariamente essa, mas esses quesitos são os básicos e necessários para uma definição organizada dos conteúdos.
Divisão por Bimestreà Importante e necessária porque é através dessa divisão que podemos organizar a seqüência lógica e coerente dos conteúdos que vamos ensinar. E para o Supervisor é ainda mais importante, uma vez que ele deve estar sempre ciente do que estamos lecionando em sala de aula e em qual momento.
Conteúdos e Habilidadesà Neste momento vamos nos orientar pelo CBC, pela nossa sondagem de conhecimento dos alunos e pelo perfil da Escola. Para cada conteúdo e tema temos as habilidades que queremos contemplar.
Estratégias/ Atividadesà Nessa coluna temos que relacionar a nossa metodologia de trabalho, e claro que não podemos generalizar: Cada conteúdo pede uma estratégia diferenciada! Cada habilidade será conquistada com atividades também distintas!
Recursosà Esse quesito além de nos ajudar a organização do que vamos precisar em cada bimestre, é o espelho do nosso dinamismo. O Supervisor da Escola precisa e deve saber se estamos utilizando o que a escola tem o a nos oferecer para tornar as aulas mais interessantes. Aqui vamos registrar a necessidade de uso da sala de informática, sala de vídeo, aula com recurso de Data Show, solicitação de visitas a museus, mercados, parques, eventos ou qualquer outro local que darão suporte ao conteúdo passado naquele bimestre.
Avaliaçãoà Geralmente os instrumentos avaliativos e aplicabilidade já são definidos pela Escola, mesmo assim essa informação deve constar no planejamento porque faz parte do processo de ensino/aprendizagem.
Quanto às indagações iniciais, cheguei a seguinte conclusão:
1) O que não pode faltar? As informações básicas constam no “modelo sugestivo”.
2) Qual a formatação adequada? Poderá ser definida pela coordenação da Escola.
3) Posso entregá-lo manuscrito? Em pleno século XXI não é adequado.
4) Quais critérios o Supervisor usa para analisar o planejamento? O Supervisor precisar saber o que está sendo ensinado, como e quando. Dessa forma estará acompanhando a aplicabilidade do que foi planejado.
Depois de planejar, vamos executar!!!
Muito bom, Fá! Simples, prático e objetivo... como deve ser... Afinal, importa, sim, e muito, "traçar a direção", para que se faça um percurso seguro e produtivo. Parabéns e sucesso sempre!
ResponderExcluir