sexta-feira, 4 de maio de 2012

A Gestão Escolar e o espaço do Ensino de Arte dentro da Escola



A Gestão Escolar e o espaço do Ensino de Arte dentro da Escola:

A Gestão de uma Escola deve ser dinâmica assim como os conteúdos ministrados por ela. O corpo docente da Escola se compõe de diversas formas de pensar, agir e aplicar os procedimentos de ensino/aprendizagem. São diversos porque são pessoas, e mais diverso ainda deverá ser o conhecimento do Gestor destas pessoas.

O Gestor que valoriza manifestações culturais não só dentro da Escola mas também fora dela terá maior envolvimento e sensibilidade, apoiando e auxiliando na organização e logística, facilitando possibilidades para que aconteça eventos deste tipo dentro da Escola.

A comunidade que a Escola está inserida faz parte da história da Escola e vice-versa. Quando a direção se volta com o olhar curioso e investigativo valorizando histórias, ela conduz seus professores ao caminho de desafios, os instigam a promover aulas, projetos, atividades, seminários, feiras, dentre outras ações que promovam a contextualização social, o senso crítico, a expressão individual e coletiva transformando o processo de ensino/aprendizagem uma prática participativa interdisciplinar envolvente. O líder dessa equipe, no caso o diretor, é peça fundamental para o sucesso desse funcionamento. Quando o diretor da escola tem desafios em mente, curiosidade aguçada, liberdade de idéias, concepção de contemporaneidade de ensino e ao mesmo tempo renega qualquer manifestação de preconceito cultural, desejando afastar estereótipos, ele contempla assim todos os pré-requisitos para que cada disciplina, cada área de conhecimento, se desenvolva com contexto, prática, reflexão e o melhor: Efetiva Aprendizagem. E tudo isso sem ignorar ou desconhecer de onde são os alunos, de onde veem, o que esperam da escola e o que a Escola significa para eles.

Paralelo a tudo isso existe o Ensino de Arte incluído como área de conhecimento (LDB 9394/96) e não mais como pura e simples atividade. A Arte promove interfaces para que todos os caminhos possíveis de interdisciplinaridade e multiculturalismo aconteçam dentro da escola e, a maneira como o gestor vê a arte dentro e fora dela é que vai definir o grau de comprometimento e aplicabilidade de todas as ações descritas aqui.



Fabiola Garcia Oliveira – ANE PIP/CBC

3 comentários:

  1. Fabíola venho ressaltar o tópico do seu blog, pois fiz um estudo sobre o assunto, em minha dissertação de mestrado. A Gestão e o Ensino de Arte: o caso das escolas públicas, particulares e waldorfs. Marcella Barroso

    ResponderExcluir
  2. Errata: Aliás, O Ensino de Arte e sua Gestão:o caso das escolas públicas, particulares e waldorfs. Marcella Barroso

    ResponderExcluir
  3. Tchella, obrigada pela visita e pelo comentário, fico feliz! Caso queira nos presentear com alguma contribuição sobre o tema estou à disposçião. Meu e-mail é fabiolag39@gmail.com. Até...

    ResponderExcluir