A Gestão Escolar e o espaço do Ensino de Arte dentro da Escola:
A Gestão de uma Escola deve ser
dinâmica assim como os conteúdos ministrados por ela. O corpo docente da Escola
se compõe de diversas formas de pensar, agir e aplicar os procedimentos de
ensino/aprendizagem. São diversos porque são pessoas, e mais diverso ainda
deverá ser o conhecimento do Gestor destas pessoas.
O Gestor que valoriza
manifestações culturais não só dentro da Escola mas também fora dela terá maior
envolvimento e sensibilidade, apoiando e auxiliando na organização e logística,
facilitando possibilidades para que aconteça eventos deste tipo dentro da
Escola.
A comunidade que a Escola está
inserida faz parte da história da Escola e vice-versa. Quando a direção se
volta com o olhar curioso e investigativo valorizando histórias, ela conduz
seus professores ao caminho de desafios, os instigam a promover aulas,
projetos, atividades, seminários, feiras, dentre outras ações que promovam a
contextualização social, o senso crítico, a expressão individual e coletiva
transformando o processo de ensino/aprendizagem uma prática participativa
interdisciplinar envolvente. O líder dessa equipe, no caso o diretor, é peça fundamental
para o sucesso desse funcionamento. Quando o diretor da escola tem desafios em
mente, curiosidade aguçada, liberdade de idéias, concepção de contemporaneidade
de ensino e ao mesmo tempo renega qualquer manifestação de preconceito
cultural, desejando afastar estereótipos, ele contempla assim todos os
pré-requisitos para que cada disciplina, cada área de conhecimento, se
desenvolva com contexto, prática, reflexão e o melhor: Efetiva Aprendizagem. E
tudo isso sem ignorar ou desconhecer de onde são os alunos, de onde veem, o que
esperam da escola e o que a Escola significa para eles.
Paralelo a tudo isso existe o
Ensino de Arte incluído como área de conhecimento (LDB 9394/96) e não mais como
pura e simples atividade. A Arte promove interfaces para que todos os caminhos
possíveis de interdisciplinaridade e multiculturalismo aconteçam dentro da
escola e, a maneira como o gestor vê a arte dentro e fora dela é que vai
definir o grau de comprometimento e aplicabilidade de todas as ações descritas
aqui.
Fabiola Garcia Oliveira – ANE PIP/CBC
Fabíola venho ressaltar o tópico do seu blog, pois fiz um estudo sobre o assunto, em minha dissertação de mestrado. A Gestão e o Ensino de Arte: o caso das escolas públicas, particulares e waldorfs. Marcella Barroso
ResponderExcluirErrata: Aliás, O Ensino de Arte e sua Gestão:o caso das escolas públicas, particulares e waldorfs. Marcella Barroso
ResponderExcluirTchella, obrigada pela visita e pelo comentário, fico feliz! Caso queira nos presentear com alguma contribuição sobre o tema estou à disposçião. Meu e-mail é fabiolag39@gmail.com. Até...
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