Iniciando...
Dividir a turma em grupos (5 ou 6) e fazer a leitura
conjunta do texto abaixo:
Propor reflexões e discussões sobre o texto.
Atividade 1:
Observar os quadrinhos destinados a cada grupo, fazer a leitura
e imagem necessária para responder os questionamentos pedidos.
GRUPO 01
1) O garoto que aparece no quadrinho vai
apresentar, na Escola, uma peça sobre o Dia da Independência. Vocês acham que
ele conhece os detalhes desse fato histórico?
2) Vocês já estudaram sobre esse tema? Se sim,
comente. Se não, escrevam o que gostariam de saber sobre essa data.
GRUPO 02
1) Quais sãos as notícias que o garoto está lendo
no jornal?
2) Qual a associação que o garoto faz entre
Independência e as notícias do jornal?
3)
E vocês, concordam?
GRUPO 03
1) A quem se refere a palavra TODOS?
2) Vocês concordam com o que diz a imagem?
3)
Por quê?
GRUPO 04
1)
Qual a idéia sobre a data de 7 de Setembro que o
casal do quadrinho aparenta ter?
2)
De acordo com o texto, por que as máquinas do tempo
não devem ser inventadas? Comente.
GRUPO 05
1) Qual
o significado de “Independência ou Morte” em cada um dos quadrinhos?
GRUPO 06
1)
Qual a visão de Independência que os personagens
tem? Comente.
2) Pelo desenho podemos perceber a profissão dos
personagens?
3)
Na visão do grupo, os homens da imagem são
independentes ou dependentes?
Por quê?
Por quê?
Atividade 2 - Prática:
Cada grupo receberá uma cartolina
e terá que criar uma História em Quadrinho com o mínimo de 3 (três) telas onde
deverão expressar o significado da Comemoração do Dia da Independência de
acordo com a opinião do grupo. Os alunos podem utilizar canetinhas, régua,
lápis de cor, recortes de revistas, etc.
Os cartazes deverão ser expostos na sala ou no corredor da
Escola com o título de apresentação:
“A nossa vida e a
Independência do Brasil”.
Interdisciplinaridade:
O Professor de Arte pode e deve
solicitar auxílio ao Professor de História para que esclareça qualquer dúvida
em relação ao tema, priorizando os conteúdos reais dos fatos históricos que envolvem
o tema. O fechamento dessa atividade pode ser feito através de uma produção de
texto com pesquisa, em grupo ou individual.
A Atividade apresentada foi desenvolvida na E. E. João Belo de Oliveira com os alunos da Turma 9º / 02.
Agradeço a Professora Angélica que permitiu com muita simpatia e interesse a minha presença na aula dela.
Boa
sorte!!!!
Fabíola Garcia
Arte-Educadora
/ ANED PIP CBC
SRE
Carangola
Nenhum comentário:
Postar um comentário