Atualmente vejo que é muito comum, os professores que lecionam Arte recorrerem à atividade de “Releitura de Obras de Arte”. Esta tem sido uma alternativa bastante presente nas dependências das Escolas.
A grosso modo, ouso dizer que essas “Releituras” acabam assumindo o papel de “enfeitar” a escola, reproduzindo uma tela de algum grande artista plástico, de forma a demonstrar apenas a habilidade manual do aluno. E, geralmente, aquele que se destaca pela destreza do traço de sua cópia, sempre é elogiado e usado como exemplo aos outros alunos.
Sugiro que, nós professores, consideremos uma questão antes de aplicar tal atividade:
Ø Onde queremos chegar quando apresentamos uma pintura e pedimos que o aluno reproduza a imagem vista?
Considerando o questionamento acima, vamos também compartilhar do pensamento de Paulo Freire:
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho”.
Paulo Freire
Dessa forma, exponho aqui minha opinião sobre a atividade de “Releitura de Obras de Arte” em sala de aula:
Não basta que os alunos conheçam Tarsila do Amaral, Cezanne, Picasso ou qualquer outro artista sem entender o contexto em que eles viveram, quais os materiais disponíveis que eles tinham como suporte e ferramenta, o que acontecia historicamente na época de suas pinturas, quais influências sofreram e quais movimentos/atitudes influenciaram.
Reler uma obra de arte é “recolocá-la” em outro contexto. O aluno deve entender e interpretar uma imagem e a partir deste entendimento ele atualiza essa imagem de acordo com a sua vivência.
Ou seja, se apropria de uma obra de arte conhecida para expressar as suas idéias, críticas ou sugestões.
Releitura não é reprodução!
Releitura não é cópia!
A pintura “O Grito”, de Edward Munch, é considerada uma das maiores obras do movimento expressionista e também um ícone, que assumiu referências pop, ao lado da obra conhecida de Leonardo da Vinci “Mona Lisa”.
Segue as imagens dos quadros e algumas releituras divertidas das obras:
Segue as imagens dos quadros e algumas releituras divertidas das obras:
“O Grito”, de Edward Munch
......................................................................................................................................
Adorei seu blog!!! E esse texto principalmente!
ResponderExcluirObrigada Camila, vindo de vc que tem uma sensibilidade incrível, fico muito feliz!!!
ResponderExcluir