A hora/aula é um período de 50 minutos organizado de acordo com a carga horária semanal obrigatória de cada disciplina. Para algumas atividades, 50 minutos podem não ser suficientes. É por esse motivo que ao planejarmos nossas aulas sempre estipulamos um número de aulas como previsão. A importância de planejar a aula esbarra na questão da duração do período porque quando nós professores elaboramos com cuidado o roteiro e as atividades da aula, temos mais controle do tempo, uma vez que organizamos previamente a nossa aula. Até porque, seguindo orientações do CBC, do PCN e da Proposta Triangular do Ensino de Arte, fica impossível passar um conteúdo específico em 50 minutos. Para que o aluno possa ver, fazer e contextualizar é necessário no mínimo 3 aulas. Visto que todas as disciplinas tem aulas de 50 minutos, não sendo exclusividade das aulas de arte, ressalto a importância do planejamento.
Para otimizar esse tempo, sugiro que o professor deve eleger um espaço na sala de aula como o “Cantinho da Arte”, ou “Inquietudes”, ou ainda “O que vem por aí”... Enfim, podemos dar o nome que acharmos mais adequado e assim expor sempre nesse mural o assunto da próxima aula. Dessa forma, os alunos terão uma semana inteirinha para apreciar a imagem ou texto que ficou ali exposto, elaborar suas dúvidas, críticas, sugestões, adivinhações, etc.
Com o tema da próxima aula já exposto na sala de aula, nós professores, ganhamos tempo, e os alunos ganham familiaridade com o assunto. O Ensino de Arte enquanto processo de continuidade de fatos e acontecimentos, ficará bem mais claro aos olhos curiosos dos nossos alunos. Essa sequência não deixará dúvidas de que nós sempre preparamos as nossas aulas e estamos conscientes do que estamos passando à eles. Esse preparo e essa confiança não são somente importantes para as hierarquias que prestamos contas, mas principalmente para os nossos alunos que estão ansiosos por nos ouvir e assim descobrir o Mundo da Arte!!! O nosso mundo!!!
PS: Eu já fiz e deu certo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário