quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Conhecimento e Expressão em Música

Trabalhando o Eixo Temático III do CBC de Arte da SEE/MG
Conhecimento e Expressão em Música
Percepção Sonora e Sensibilidade Estética
Contextualização: Samba



Sugestão de Aprofundamento ao tema:
Colocando em Prática:
Iniciaremos nossa aula dialogando e expondo individualmente o que já sabemos sobre samba, quais são os principais instrumentos desse ritmo musical, o assunto da maioria das músicas e os cantores mais conhecidos.
Agora vamos ouvir esses dois sambas:
CONVERSA DE BOTEQUIM
Noel Rosa

Seu garçom faça o favor de me trazer depressa
Uma boa média que não seja requentada
Um pão bem quente com manteiga à beça
Um guardanapo      e um copo d'água bem gelada
Feche a porta da direita com muito cuidado
Que eu não estou disposto a ficar exposto ao sol
Vá perguntar ao seu freguês do lado              
Qual foi o resultado do fute..bol

Se você ficar limpando a mesa
Não me levanto nem pago a despesa 
                      


Vá pedir ao seu patrão                 
Uma caneta, um tinteiro,
Um envelope e um cartão,
Não se esqueça de me dar palitos
E um cigarro pra espantar mosquitos
Vá dizer ao charuteiro
Que me empreste umas revistas,
Um isqueiro e um cinzeiro

Seu garçom faça o favor de me trazer depressa...

Telefone ao menos uma vez
Para três quatro quatro três três três
E ordene ao seu Osório
Que me mande um guarda-chuva
Aqui pro nosso escritório
Seu garçom me empresta algum dinheiro
Que eu deixei o meu com o  bicheiro,
Vá dizer ao seu gerente
Que pendure esta despesa
No cabide ali em frente
Seu garçom faça o favor de me trazer depressa
Uma boa média que não seja requentada
Um pão bem quente com manteiga à beça
Um guardanapo      e um copo d'água bem gelada
Feche a porta da direita com muito cuidado
Que eu não estou disposto a ficar exposto ao sol
Vá perguntar ao seu freguês do lado
Qual foi o resultado do fute..bol


AS ROSAS NÃO FALAM

 
Cartola

                      


Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão,
Enfim...

Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar
Para mim

Queixo-me às rosas,
Mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ai

Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
Por fim


Escolha um dos dois sambas e responda:
1)    Vamos tentar distinguir e identificar os instrumentos presente na música. Partindo dessa percepção vamos fazer uma lista desses supostos instrumentos.
2)   Ao acompanhar a sonoridade do samba escolhido por você, assim como a interpretação da letra do samba, vamos observar a organização das estrofes e dos refrões da letra. Registre o que mais lhe chamou a atenção na música e escreva sua opinião a respeito do que a letra fala.
3)    As regras ortográficas e gramaticais nem sempre são respeitadas na música, você sabe por quê?
4)   Analisando a letra do samba escolhido por você, escreva qual a mensagem transmitida.
5)  Considerando a música como um importante registro cultural e histórico, analise se existem diferenças entre a época retratada no samba e os tempos atuais.

Texto Complementar:



Comunicando e Expressando através da música:
Canto dobrado: Importante: No dia da apresentação é de grande importância que cada grupo consiga trazer e executar os instrumentos musicais utilizados no samba.Que tal criar um samba?
Partindo do estudo realizado anteriormente, a turma deverá se organizar em grupos de no máximo 04 (quatro) alunos. A imaginação deverá tomar conta do processo de composição do samba. Para facilitar a fruição de idéias, escolha um tema específico como ponto de partida (amor, desigualdade social, felicidade, escola, saudade, entre outros). Elejam no grupo o aluno que possui maior facilidade para criar ritmos. Preparem a apresentação e coloquem todo mundo pra sambar!




Fazendo um Reco-Reco

è Segue aqui uma sugestão para enriquecer o trabalho, que é a construção de um Reco-Reco feito de materiais recicláveis, contextualizando a percepção auditiva, o conhecimento das músicas que marcaram a história do samba, o respeito à cultura brasileira e à sua origem, assim como respeito ao meio ambiente.
Materiais:
Anéis de lata de alumínio
Garrafa plástica de leite ou garrafa pet com tampa + 01 tampa
Pincel
Tinta guache ou tinta acrílica
Tiras de jornal
Caneta própria para pintura
Cola branca

1)      Passar uma camada de cola branca na garrafa e ir colando as tiras de jornal até que ela fique toda encapada.
2)      Pinte-a com tinta branca e aguarde secar, fazendo assim o fundo.
3)      Depois de seca ela poderá ser pintada com os motivos e cores que mais contextualizem com a música que você irá apresentar.
4)      A caneta própria para pintura poderá ser usada em detalhes mais minuciosos, após a secagem da pintura.
5)      Para finalizar o seu Reco-Reco, coloque anéis de lata de alumínio dentro da garrafa e tampe-a. Utilize outra tampa para raspar a lateral, emitindo o som do instrumento.


Habilidades contempladas:
6º ano:
13.3. Ser capaz de distinguir diferentes ritmos em músicas do repertório nacional e internacional.
14.2. Saber criar músicas, utilizando-se dos elementos formais básicos em música.
7º ano:
10.1. Ser capaz de produzir sons musicais a partir de instrumentos tradicionais e/ou não convencionais, construídos com elementos da natureza e diferentes materiais ou materiais reciclados.
10.2. Saber identificar sons em diferentes fontes sonoras, (sopro, cordas, percutidos eletrônicos) observando altura, intensidade, timbre e durações.
10.3. Conhecer os instrumentos musicais tradicionais e suas funções em conjuntos musicais.
8º ano:
12.1. Conhecer as relações sócio-culturais da música ao longo da história e suas diferentes manifestações.
12.3. Valorizar as diferentes manifestações musicais de diferentes povos e etnias.
9º ano:
15.1. Conhecer a diversidade da expressão do repertório musical brasileiro.
15.3. Identificar e argumentar criticamente sobre criações musicais, respeitando valores de diferentes pessoas e grupos.




Elaboração:
Fabíola Garcia de Oliveira
Arte-Educadora
Dezembro / 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário