quarta-feira, 7 de março de 2012

Sugestão 6º ano do Ensino Fundamental

Sugestão de conteúdos à serem ensinados dentro da disciplina Arte de acordo com o CBC:

*Atenção: A carga horária (Número de aulas) deverá ser estipulada de acordo as necessidades do professor e da turma, ou ainda podendo ser baseada nas sugestões de números de aulas que o CBC orienta.
6º ano:




Eixo Temático I

Tema: Percepção Visual e Sensibilidade Estética

Subtema: Apresentação e análise de imagens e objetos artísticos

Conhecimento e Expressão em Artes Visuais

TÓPICOS / HABILIDADES
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
SUGESTÃO:
1. Análise e crítica de obras de artes visuais
1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais.
Identificação de elementos compositivos do desenho: linha, ponto, traço, cor, forma.
Diferenciação entre Figurativo e Abstrato.

I. Análise e crítica de obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais
Estabelecer relações entre análise formal, contextualização, pensamento artístico e identidade cultural.
Identificar as características das obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais.
Para o 6º ano, acredito ser importante que o aluno se baseie no começo da história da comunicação humana: Arte Rupestre.
A análise e crítica de obras de arte produzidas em Minas Gerais podem partir do conhecimento dos sítios arqueológicos na região que abrange os municípios de Lagoa Santa, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Matosinhos e Prudente de Moraes onde existiram grutas que traziam, e suas pedras, sinais de uma cultura pré-histórica no Brasil. Partindo deste conhecimento, a contextualização poderá ocorrer com o grafismo do artista  contemporâneo “mineiro de coração” Ramon Martins que deixou várias de suas impressões urbanas na cidade de Belo Horizonte.
è  Vale deixar claro aos alunos a diferença entre Grafite e Pichação



Tema: Movimentos Artísticos em Artes Visuais em Diferentes Épocas e Diferentes Culturas

Subtema: Relações entre as artes visuais e seu contexto na história da humanidade

TÓPICOS / HABILIDADES
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
SUGESTÃO
2. Introdução à teoria da forma
2.1. Identificar os elementos estruturais das obras de artes visuais.
Demonstração da estruturação formal de uma obra  (Uso da perspectiva, relação figura/fundo, presença ou não de contorno da imagem principal, dimensões proporcionais de um determinado elemento, etc), podendo também ser comparada com outras obras de outros contextos.
Leitura de Imagens.



Eixo Temático II

Tema: Percepção Gestual/Corporal e Sensibilidade Estética

Subtema: Análise de produções de dança contemporânea

Conhecimento e Expressão em Dança

TÓPICOS / HABILIDADES
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
SUGESTÃO
III. Análise e crítica de obras  de dança produzidas em
Minas Gerais
Estabelecer relações entre dança, sua contextualização, pensamento artístico e identidade cultural.
Identificar as características das obras de dança produzidas em Minas Gerais
Apreciação de DVD’s de danças produzidas em MG (Dica: Site Unidança, Fundação Clóvis Salgado / Uso da sala de vídeo/informática).
Contextualização do da linguagem dança com obras de artes visuais (Dica: Edgar Degas)



Tema: Elementos da Dança

Subtema: Elementos formais da Dança

TÓPICOS / HABILIDADES
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
SUGESTÃO
7. Planos e Peso dos
gestos
7.1. Identificar e elaborar danças em que a seqüência gestual e de movimentos esteja estruturada.
Organizar grupos, dividir tarefas e temas de tipos e danças e assim propor apresentações coreográficas acompanhadas de pesquisa e apresentação. Esta habilidade também poderá ser abordada em um trabalho interdisciplinar com as aulas de Educação Física (os dois professores podem se organizar de forma que falem do mesmo tema fazendo uma ponte de ligação coerente  abordando conteúdos previstos nas 2 disciplinas.
8. Espaço, tempo, ritmo
e movimento
8.1. Identificar a relação entre espaço, tempo, ritmo e movimento nas danças locais e regionais.
Convidar membros da comunidade que tenham envolvimento com Dança (profissionalmente ou não), para uma apresentação para a turma. Promover análise técnica sobre essa apresentação, observando e as particularidades encontradas. Atividades de produção textual como forma de registro poderão fechar o conteúdo deste Eixo.



Eixo Temático III

Tema: Elementos Musicais

Subtema: Estruturas básicas do discurso musical

TÓPICOS / HABILIDADES
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
SUGESTÃO

13. Melodia,
harmonia e ritmo
13.1. Elemento musical ou cantar melodias criadas pelo grupo ou já existentes do repertório nacional e/ou internacional.
Paródia como atividade de produção textual (desenvolver o trabalho baseado em um contexto pré estabelecido e direcionado, ou seja, o processo de criação desta parodia não pode nem deve ser ao acaso). Cada aluno poderá dar musicalidade a sua composição, ou poderão ser escolhidas algumas e partindo daí organizar grupos para a apresentação.
13.2. Ser capaz de perceber e/ou executar acordes simples em instrumento musical para acompanhamento de melodias.
Pesquisa orientada sobre os variados instrumentos musicais e a quais ritmos estão ligados. Convidar um membro da comunidade que tenha a competência de demonstrar e orientar a execução de pelo menos um instrumento.
13.3. Ser capaz de distinguir diferentes ritmos em músicas do repertório nacional e internacional.
Pesquisa, estudo orientado, apresentação oral e escrita abordando o tema.
13.4. Executar instrumentos de percussão em conjuntos musicais.
Convidar um membro da comunidade que tenha a competência de demonstrar e orientar a execução de pelo menos um instrumento.
14.1. Ser capaz de reconhecer formas simples em música.
14.2. Saber criar músicas, utilizando-se dos elementos formais básicos em música.
Convidar um membro da comunidade que tenha a competência de demonstrar e orientar a execução e percepção sonora dos elementos básicos de uma melodia.



Eixo Temático IV

Tema: Elementos do Teatro

Subtema: Narrativas teatrais

TÓPICOS / HABILIDADES
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
SUGESTÃO
19. Narrativas e estilos teatrais e ação dramática
19.1. Identificar a ação dramática em peças teatrais.
19.2. Ser capaz de identificar os vários estilos teatrais.
Textos teatrais de vários estilos. Se possível levar a turma a apresentações teatrais. Caso não seja possível, transmitir a apreciação através de DVD. Reconhecer ações dramáticas e a que estilo elas se referenciam.
20. Espaço, tempo, ritmo
e movimento
20.1. Identificar a relação entre espaço, tempo, ritmo e movimento em peças teatrais locais e regionais.
Aula expositiva com explanação dos conceitos. Aula prática com tema consciência corporal – podendo ocorrer interface com Prof. de Educação Física.


5 comentários:

  1. Bom demais... e o que é bom demais é ÓTIMO!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ver sugestões de planejamento de Língua Portuguesa do 9ºano

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu espaço. Continue com esse brilho, você vai longe! Patricia Pacheco

    ResponderExcluir
  4. Fabíola, muito bommmmmmmmmmm, como faço para participar do PIP? sucesso.

    ResponderExcluir