Sugestão de conteúdos à serem ensinados dentro da disciplina Arte de acordo com o CBC:
*Atenção: A carga horária (Número de aulas) deverá ser estipulada de acordo as necessidades do professor e da turma, ou ainda podendo ser baseada nas sugestões de números de aulas que o CBC orienta.
|
Eixo Temático I
Tema: Percepção Visual e Sensibilidade Estética
Subtema: Apresentação e análise de imagens e objetos artísticos
Conhecimento e Expressão em Artes Visuais
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
SUGESTÃO:
|
1. Análise e crítica de obras de artes visuais
|
1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais.
|
Identificação de elementos compositivos do desenho: linha, ponto, traço, cor, forma.
Diferenciação entre Figurativo e Abstrato.
|
I. Análise e crítica de obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais
|
Estabelecer relações entre análise formal, contextualização, pensamento artístico e identidade cultural.
Identificar as características das obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais.
|
Para o 6º ano, acredito ser importante que o aluno se baseie no começo da história da comunicação humana: Arte Rupestre.
A análise e crítica de obras de arte produzidas em Minas Gerais podem partir do conhecimento dos sítios arqueológicos na região que abrange os municípios de Lagoa Santa, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Matosinhos e Prudente de Moraes onde existiram grutas que traziam, e suas pedras, sinais de uma cultura pré-histórica no Brasil. Partindo deste conhecimento, a contextualização poderá ocorrer com o grafismo do artista contemporâneo “mineiro de coração” Ramon Martins que deixou várias de suas impressões urbanas na cidade de Belo Horizonte.
è Vale deixar claro aos alunos a diferença entre Grafite e Pichação
|
Tema: Movimentos Artísticos em Artes Visuais em Diferentes Épocas e Diferentes Culturas
Subtema: Relações entre as artes visuais e seu contexto na história da humanidade
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
SUGESTÃO
|
2. Introdução à teoria da forma
|
2.1. Identificar os elementos estruturais das obras de artes visuais.
|
Demonstração da estruturação formal de uma obra (Uso da perspectiva, relação figura/fundo, presença ou não de contorno da imagem principal, dimensões proporcionais de um determinado elemento, etc), podendo também ser comparada com outras obras de outros contextos.
Leitura de Imagens.
|
Eixo Temático II
Tema: Percepção Gestual/Corporal e Sensibilidade Estética
Subtema: Análise de produções de dança contemporânea
Conhecimento e Expressão em Dança
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
SUGESTÃO
|
III. Análise e crítica de obras de dança produzidas em
Minas Gerais
|
Estabelecer relações entre dança, sua contextualização, pensamento artístico e identidade cultural.
Identificar as características das obras de dança produzidas em Minas Gerais
|
Apreciação de DVD’s de danças produzidas em MG (Dica: Site Unidança, Fundação Clóvis Salgado / Uso da sala de vídeo/informática).
Contextualização do da linguagem dança com obras de artes visuais (Dica: Edgar Degas)
|
Tema: Elementos da Dança
Subtema: Elementos formais da Dança
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
SUGESTÃO
|
7. Planos e Peso dos
gestos
|
7.1. Identificar e elaborar danças em que a seqüência gestual e de movimentos esteja estruturada.
|
Organizar grupos, dividir tarefas e temas de tipos e danças e assim propor apresentações coreográficas acompanhadas de pesquisa e apresentação. Esta habilidade também poderá ser abordada em um trabalho interdisciplinar com as aulas de Educação Física (os dois professores podem se organizar de forma que falem do mesmo tema fazendo uma ponte de ligação coerente abordando conteúdos previstos nas 2 disciplinas.
|
8. Espaço, tempo, ritmo
e movimento
|
8.1. Identificar a relação entre espaço, tempo, ritmo e movimento nas danças locais e regionais.
|
Convidar membros da comunidade que tenham envolvimento com Dança (profissionalmente ou não), para uma apresentação para a turma. Promover análise técnica sobre essa apresentação, observando e as particularidades encontradas. Atividades de produção textual como forma de registro poderão fechar o conteúdo deste Eixo.
|
Eixo Temático III
Tema: Elementos Musicais
Subtema: Estruturas básicas do discurso musical
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
SUGESTÃO
|
13. Melodia,
harmonia e ritmo
|
13.1. Elemento musical ou cantar melodias criadas pelo grupo ou já existentes do repertório nacional e/ou internacional.
|
Paródia como atividade de produção textual (desenvolver o trabalho baseado em um contexto pré estabelecido e direcionado, ou seja, o processo de criação desta parodia não pode nem deve ser ao acaso). Cada aluno poderá dar musicalidade a sua composição, ou poderão ser escolhidas algumas e partindo daí organizar grupos para a apresentação.
|
13.2. Ser capaz de perceber e/ou executar acordes simples em instrumento musical para acompanhamento de melodias.
|
Pesquisa orientada sobre os variados instrumentos musicais e a quais ritmos estão ligados. Convidar um membro da comunidade que tenha a competência de demonstrar e orientar a execução de pelo menos um instrumento.
| |
13.3. Ser capaz de distinguir diferentes ritmos em músicas do repertório nacional e internacional.
|
Pesquisa, estudo orientado, apresentação oral e escrita abordando o tema.
| |
13.4. Executar instrumentos de percussão em conjuntos musicais.
|
Convidar um membro da comunidade que tenha a competência de demonstrar e orientar a execução de pelo menos um instrumento.
| |
14.1. Ser capaz de reconhecer formas simples em música.
14.2. Saber criar músicas, utilizando-se dos elementos formais básicos em música.
|
Convidar um membro da comunidade que tenha a competência de demonstrar e orientar a execução e percepção sonora dos elementos básicos de uma melodia.
|
Eixo Temático IV
Tema: Elementos do Teatro
Subtema: Narrativas teatrais
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
SUGESTÃO
|
19. Narrativas e estilos teatrais e ação dramática
|
19.1. Identificar a ação dramática em peças teatrais.
19.2. Ser capaz de identificar os vários estilos teatrais.
|
Textos teatrais de vários estilos. Se possível levar a turma a apresentações teatrais. Caso não seja possível, transmitir a apreciação através de DVD. Reconhecer ações dramáticas e a que estilo elas se referenciam.
|
20. Espaço, tempo, ritmo
e movimento
|
20.1. Identificar a relação entre espaço, tempo, ritmo e movimento em peças teatrais locais e regionais.
|
Aula expositiva com explanação dos conceitos. Aula prática com tema consciência corporal – podendo ocorrer interface com Prof. de Educação Física.
|
Bom demais... e o que é bom demais é ÓTIMO!!!
ResponderExcluirGostaria de ver sugestões de planejamento de Língua Portuguesa do 9ºano
ResponderExcluirAdorei seu espaço. Continue com esse brilho, você vai longe! Patricia Pacheco
ResponderExcluirObrigada Patrícia! Seja sempre bem vinda aqui! Bjo!
ExcluirFabíola, muito bommmmmmmmmmm, como faço para participar do PIP? sucesso.
ResponderExcluir