Planejamento de Conteúdo a ser ensinado dentro da disciplina Artes de acordo com o CBC:
7º ano:
*Atenção: A carga horária (Número de aulas) deverá ser estipulada de acordo as necessidades do professor e da turma, ou ainda podendo ser baseada nas sugestões de números de aulas que o CBC orienta.
Eixo Temático I
Tema: Percepção Visual e Sensibilidade Estética
Subtema: Apresentação e análise de imagens e objetos artísticos
Conhecimento e Expressão em Artes Visuais
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
Sugestão:
|
1. Análise e crítica de obras de artes visuais
|
1.2. Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.
1.3. Estabelecer relações entre análise formal, contextualização, pensamento artístico e identidade pessoal.
|
Abordar o contexto social, político e artístico de alguns dos artistas apresentados anteriormente. Levar em consideração os fatos históricos e visão pessoal da época.
Ex: 1)Obra “Retrato Silencioso” de João Câmara -> conexão com a Ditadura Militar, 2)Obra “Negros e Mulatos coletando esmolas para Irmandade” de Debret -> conexão com o período Brasil Colônia... e por aí vai...
|
I. Análise e crítica de obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais
|
• Estabelecer relações entre análise formal, contextualização, pensamento artístico e identidade cultural.
• Identificar as características das obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais.
|
Arte produzida em MG: Arte Rupestre, Barroca e Contemporânea. Identificação da identidade e característica de obras mineiras. O que foi produzido, quando, como e por quê?
Leitura de Imagens, produção textual, pesquisas, uso da biblioteca e sala de informática. Atividade prática: 1) Desenho rupestre como poder da imagem, uso de materiais coerentes com a arte da pré-história: carvão, sumo de plantas, etc.
2) produção de obra barroca, valorizando o movimento, riqueza e emoção expressiva, que são características predominantes.
|
Tema: Movimentos Artísticos em Artes Visuais em Diferentes Épocas e Diferentes Culturas
Subtema: Relações entre as artes visuais e seu contexto na história da humanidade
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
Sugestão:
|
3. Introdução à
composição
|
3.1. Reconhecer os elementos de composição das obras de artes visuais.
|
Iniciar com elementos básicos de uma composição: Ponto, Linha, Superfície, luz, profundidade, cor, textura, volume, etc. / Leitura de Imagens, apreciação, contextualização/ Artistas sugeridos: Van Gogh (analisar linhas, pinceladas), Gustav Klimt e Beatriz Milhazes (Texturas), Pablo Picasso (Cores quentes e frias: Fase Rosa e Fase azul), Jackson Pollock (pontos e linhas), etc...
|
Eixo Temático IITema: Percepção Gestual/Corporal e Sensibilidade Estética
Subtema: Análise de produções de dança contemporânea
Conhecimento e Expressão em Dança
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
Sugestão:
|
III. Análise e crítica de obras de dança produzidas em
Minas Gerais
|
• Estabelecer relações entre dança, sua contextualização, pensamento artístico e identidade cultural.
• Identificar as características das obras de dança produzidas em Minas Gerais
|
Utilizar sala de vídeo.
DVD’s de Grupos de dança de Minas Gerais.
Buscar Grupos de dança na Comunidade.
Apreciar, analisar, contextualizar: Trabalhos de pesquisa, apresentação oral e expressão dos conhecimentos adquiridos através de desenhos e/ou pinturas – atividade em grupo, não excludente por habilidade.
|
Eixo Temático IIITema: Percepção Sonora e Sensibilidade Estética
Subtema: Os sons em fontes sonoras diversas
Conhecimento e Expressão em Música
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
Sugestão:
|
10. Produção de sons e
construção de fontes
sonoras diversas
|
10.1. Ser capaz de produzir sons musicais a partir de instrumentos tradicionais e/ou não convencionais, construídos com elementos da
natureza e diferentes materiais ou materiais reciclados.
|
Pesquisa de materiais alternativos que produzem som (com finalidade e contexto)
|
10.2. Saber identificar sons em diferentes fontes sonoras, (sopro, cordas, percutido, eletrônicos)
observando altura, intensidade, timbre e durações.
|
Estudo e pesquisa dos instrumentos musicais e os tipos de sons que transmitem. Associar aos ritmos.
| |
10.3. Conhecer os instrumentos musicais tradicionais e suas funções em conjuntos musicais.
|
Promover exposição de instrumentos musicais.
| |
11. Estudo da voz
|
11.1. Ser capaz de emitir sons vocais, utilizando-se de técnica vocal adequada à sua idade.
|
Assistir DVD’s de apresentação de coral, bandas, etc. Organizar e ensaiar peça musical com propósito e contexto.
|
11.2. Identificar as diferentes tessituras vocais.
|
Convidar membro da comunidade que detenha conhecimento específico em uso da voz, que possa ministrar um estudo com a turma.
| |
11.3. Ser capaz de participar de conjuntos musicais vocais, respeitando os valores e capacidades musicais de seus colegas.
|
Apresentação final (individual ou em grupo)
|
Eixo Temático IV
Tema: Movimentos Teatrais em Diferentes Épocas e Diferentes Culturas
Subtema: Contextualização do Teatro Brasileiro em diferentes períodos da História
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
Sugestão:
|
18. Estudo da
abrangência do Teatro
e sua história
|
18.1. Saber identificar e contextualizar produções teatrais em suas diferentes manifestações.
18.2. Entender que as relações entre o teatro em diferentes épocas históricas não se dá somente
por linearidade, mas pela herança cultural e pelo contexto atual.
|
Estudo da teoria teatral: Grego, medieval, renascentista, moderno, popular de rua, circos brasileiros, etc.
Pesquisas na sala de informática e interpretação e produção de textos referente ao tema. DVD’s de peças teatrais. Criar e montar cenas curtas de vários estilos teatrais.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário