quarta-feira, 7 de março de 2012

Sugestão 7º ano do Ensino Fundamental

Planejamento de Conteúdo a ser ensinado dentro da disciplina Artes de acordo com o CBC:

7º ano:

*Atenção: A carga horária (Número de aulas) deverá ser estipulada de acordo as necessidades do professor e da turma, ou ainda podendo ser baseada nas sugestões de números de aulas que o CBC orienta.



Eixo Temático I

Tema: Percepção Visual e Sensibilidade Estética

Subtema: Apresentação e análise de imagens e objetos artísticos

Conhecimento e Expressão em Artes Visuais

TÓPICOS / HABILIDADES
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
Sugestão:
1. Análise e crítica de obras de artes visuais

1.2. Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.


1.3. Estabelecer relações entre análise formal, contextualização, pensamento artístico e identidade pessoal.
Abordar o contexto social, político e artístico de alguns dos artistas apresentados anteriormente. Levar em consideração os fatos históricos e visão pessoal da época.
Ex: 1)Obra “Retrato Silencioso” de João Câmara -> conexão com a Ditadura Militar, 2)Obra “Negros e Mulatos coletando esmolas para Irmandade” de Debret -> conexão com o período Brasil Colônia... e por aí vai...
I. Análise e crítica de obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais
• Estabelecer relações entre análise formal, contextualização, pensamento artístico e identidade cultural.
• Identificar as características das obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais.
Arte produzida em MG: Arte Rupestre, Barroca e Contemporânea. Identificação da identidade e característica de obras mineiras. O que foi produzido, quando, como e por quê?
Leitura de Imagens, produção textual, pesquisas, uso da biblioteca e sala de informática. Atividade prática: 1) Desenho rupestre como poder da imagem, uso de materiais coerentes com a arte da pré-história: carvão, sumo de plantas, etc.
2) produção de obra barroca, valorizando o movimento, riqueza e emoção expressiva, que são características predominantes.



Tema: Movimentos Artísticos em Artes Visuais em Diferentes Épocas e Diferentes Culturas

Subtema: Relações entre as artes visuais e seu contexto na história da humanidade

TÓPICOS / HABILIDADES
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
Sugestão:
3. Introdução à
composição
3.1. Reconhecer os elementos de composição das obras de artes visuais.
Iniciar com elementos básicos de uma composição: Ponto, Linha, Superfície, luz, profundidade, cor, textura, volume, etc. / Leitura de Imagens, apreciação, contextualização/ Artistas sugeridos: Van Gogh (analisar linhas, pinceladas), Gustav Klimt e Beatriz Milhazes (Texturas), Pablo Picasso (Cores quentes e frias: Fase Rosa e Fase azul), Jackson Pollock (pontos e linhas), etc...



Eixo Temático IITema: Percepção Gestual/Corporal e Sensibilidade Estética

Subtema: Análise de produções de dança contemporânea

Conhecimento e Expressão em Dança

TÓPICOS / HABILIDADES
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
Sugestão:
III. Análise e crítica de obras de dança  produzidas em
Minas Gerais
• Estabelecer relações entre dança, sua contextualização, pensamento artístico e identidade cultural.
• Identificar as características das obras de dança produzidas em Minas Gerais
Utilizar sala de vídeo.
DVD’s de Grupos de dança de Minas Gerais.
Buscar Grupos de dança na Comunidade.
Apreciar, analisar, contextualizar: Trabalhos de pesquisa, apresentação oral e expressão dos conhecimentos adquiridos através de desenhos e/ou pinturas – atividade em grupo, não excludente por habilidade.



Eixo Temático IIITema: Percepção Sonora e Sensibilidade Estética

Subtema: Os sons em fontes sonoras diversas

Conhecimento e Expressão em Música

TÓPICOS / HABILIDADES
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
Sugestão:
10. Produção de sons e
construção de fontes
sonoras diversas
10.1. Ser capaz de produzir sons musicais a partir de instrumentos tradicionais e/ou não convencionais, construídos com elementos da
natureza e diferentes materiais ou materiais reciclados.
Pesquisa de materiais alternativos que produzem som (com finalidade e contexto)
10.2. Saber identificar sons em diferentes fontes sonoras, (sopro, cordas, percutido, eletrônicos)
observando altura, intensidade, timbre e durações.
Estudo e pesquisa dos instrumentos musicais e os tipos de sons que transmitem. Associar aos ritmos.
10.3. Conhecer os instrumentos musicais tradicionais e suas funções em conjuntos musicais.
Promover exposição de instrumentos musicais.
11. Estudo da voz
11.1. Ser capaz de emitir sons vocais, utilizando-se de técnica vocal adequada à sua idade.
Assistir DVD’s de apresentação de coral, bandas, etc. Organizar e ensaiar peça musical com propósito e contexto.
11.2. Identificar as diferentes tessituras vocais.
Convidar membro da comunidade que detenha conhecimento específico em uso da voz, que possa ministrar um estudo com a turma.
11.3. Ser capaz de participar de conjuntos musicais vocais, respeitando os valores e capacidades musicais de seus colegas.
Apresentação final (individual ou em grupo)







Eixo Temático IV

Tema: Movimentos Teatrais em Diferentes Épocas e Diferentes Culturas

Subtema: Contextualização do Teatro Brasileiro em diferentes períodos da História



TÓPICOS / HABILIDADES
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
Sugestão:
18. Estudo da
abrangência do Teatro
e sua história
18.1. Saber identificar e contextualizar produções teatrais em suas diferentes manifestações.

18.2. Entender que as relações entre o teatro em diferentes épocas históricas não se dá somente
por linearidade, mas pela herança cultural e pelo contexto atual.
Estudo da teoria teatral: Grego, medieval, renascentista, moderno, popular de rua, circos brasileiros, etc.
Pesquisas na sala de informática e interpretação e produção de textos referente ao tema. DVD’s de peças teatrais. Criar e montar cenas curtas de vários estilos teatrais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário