Planejamento de Conteúdo a ser ensinado dentro da disciplina Arte de acordo com o CBC:
9º ano:
*Atenção: A carga horária (Número de aulas) deverá ser estipulada de acordo as necessidades do professor e da turma, ou ainda podendo ser baseada nas sugestões de números de aulas que o CBC orienta.
Eixo Temático ITema: Percepção Visual e Sensibilidade Estética
Subtema: Apresentação e análise de imagens e objetos artísticos
Conhecimento e Expressão em Artes Visuais
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
Sugestão:
|
1. Análise e crítica de obras de artes visuais
|
1.5. Saber posicionar-se individualmente em relação às produções de artes visuais, sendo
capaz de formular críticas fundamentadas.
|
Uma vez que já foram consolidados conhecimentos prévios sobre composições básicas das obras de artes visuais, sobre contextualização das produções artísticas, sobre quebra de paradigma em relação a Arte ligada ao Belo e sobre materiais disponíveis, temos aqui um outro foco que é fazer o nosso aluno formular críticas fundamentadas e se posicionar diante de obras de arte. A sugestão para o 9º ano é trabalhar os movimentos Dadaísmo e Surrealismo. Leitura de imagens, propósito do movimento dadaísta, composições surrealistas através do desenho, colagem, apropriações, releituras, etc.
|
I. Análise e crítica de obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais
|
• Estabelecer relações entre análise formal, contextualização, pensamento artístico e identidade cultural.
• Identificar as características das obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais.
|
Quando o conhecimento da Arte Rupestre Mineira e Barroco Mineiro e Rococó já fazem parte da bagagem destes alunos, podemos pesquisar sobre Arte Contemporânea produzida em Minas. Para tanto podemos orientar uma visita virtual ao Centro de Arte Contemporânea de Inhotim, através da sala de informática. Se existe a possibilidade de levar os alunos até lá, melhor ainda. O conhecimento poderá ser consolidado através de produções de texto, reflexões em grupos, apresentação de trabalhos, etc.
|
Tema: Movimentos Artísticos em Artes Visuais em Diferentes Épocas e Diferentes Culturas
Subtema: Relações entre as artes visuais e seu contexto na história da humanidade
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
Sugestão:
|
II. Glossário
|
• Ser capaz de identificar e conceituar os termos específicos das artes visuais.
|
Considerando o repertório visual em expansão diante dos conteúdos já passados, a sugestão é de analisarmos o Hibridismo Arquitetônico no Mundo, Brasil e em Minas. Podemos promover uma reflexão comparativa sobre as características de construções Neoclássicas e Barrocas. Podemos, ainda, promover um passeio pela nossa cidade buscando esse hibridismo e assim produzirmos registros através de fotos, relatórios, etc. Essa atividade entra em consonância com a habilidade 10.2 do Eixo Temático I do CBC de História e, isso proporciona uma possibilidade concreta de interdisciplinaridade e parceria com outro professor.
|
Tema: Expressão em Artes Visuais
Subtema: Elaboração de obras em artes visuais
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
Sugestão:
|
5. Elaboração de obras
bidimensionais e tridimensionais
|
5.1. Saber expressar-se através de
obras artísticas bidimensionais.
|
Em relação a produção de obras bidimensionais, podemos explorar: Marcel Duchamp: Obra Monalisa (releitura), Salvador Dali:Obra Mae West, Andy Warhol: Obras Mickey Mouse, Marilyn, etc.
Propor uma releitura (através de desenho, pintura, fotografia, colagem, etc) usando uma crítica fundamentada, analisando cultura de massa, massificação de imagens e também a pesquisa de materiais diversos expandindo as possibilidades de criação e expressão.
|
5.2. Saber expressar-se através de
obras artísticas tridimensionais.
|
Para expressão através de obras tridimensionais, podemos continuar com Marcel Duchamp e propor a confecção de Ready Mades. Também podemos propor um trabalho interdisciplinar com Geografia e Ciências abordando questões de sustentabilidade (Existe um projeto sobre este tema disponível no Blog), criando esculturas com materiais recicláveis. E, podemos ainda trabalhar com gesso e/ou argila trabalhando esculturas em outros contextos artísticos.
|
Eixo Temático IITema: Percepção Gestual/Corporal e Sensibilidade Estética
Subtema: Análise de produções de dança contemporânea
Conhecimento e Expressão em Dança
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
Sugestão:
|
III. Análise e crítica de obras de dança produzidas em
Minas Gerais
|
• Estabelecer relações entre dança, sua contextualização, pensamento artístico e identidade cultural.
• Identificar as características das obras de dança produzidas em Minas Gerais
|
Estudo de Danças Típicas Expressivas de Minas Gerais, Danças Indígenas. Apreciação de apresentações ao vivo e em DVD. Pesquisa direcionada, apresentação de trabalho oral e escrita.
|
Tema: Expressão em Dança
Subtema: Expressão Corporal e Gestual
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
Sugestão:
|
9. Improvisação
coreográfica
|
9.1. Saber criar e realizar coreografias através de movimentos corporais expressivos.
|
Promover atividades de expressão corporal através da Dança dando continuidade ao que foi trabalhado anteriormente. Propor atividade interdisciplinar com o Professor de Educação Física, já que essa habilidade está em acordo com as habilidades 19.3 e 20.2 do Eixo Temático IV do CBC de Educação Física.
|
Eixo Temático III
Tema: Expressão Musical
Subtema: Discurso Musical
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
Sugestão:
|
15. Improvisação e
criação musical com voz
e/ ou instrumentos
musicais
|
15.1. Conhecer a diversidade da expressão do repertório musical brasileiro.
|
Trabalho Teórico sobre os diversos Gêneros Musicais.
|
15.2. Ser capaz de participar de conjuntos musicais, respeitando a individualidade e capacidade de cada componente do grupo.
|
Assistir a uma apresentação de uma banda da cidade, conhecendo de perto o papel de cada integrante. Solicitar ao músico profissional a possibilidade dos alunos participarem ativamente de um ensaio.
| |
15.3. Identificar e argumentar criticamente sobre criações musicais, respeitando valores de diferentes pessoas e grupos.
|
Analisar letras de composições e contextualizar com a sua musicalidade (letra + melodia).
| |
15.4. Ser capaz de produzir com liberdade e originalidade um discurso musical, utilizando-se de conhecimentos melódicos, harmônicos, rítmicos e formais em diferentes graus de complexidade.
|
Compor letra de música ou uma paródia. Solicitar ao músico profissional “convidado” para auxiliar na musicalização das letras.
| |
VIII. Interpretação
musical com voz e/ou
instrumentos musicais
|
• Ser capaz de interpretar repertórios musicais individualmente ou em grupos.
|
Exercitar o uso da voz na interpretação das músicas compostas por eles.
|
Eixo Temático IV
Tema: Elementos do Teatro
Subtema: Narrativas teatrais
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
Sugestão:
|
X. Glossário
|
• Ser capaz de identificar, conceituar e registrar os termos específicos da área de teatro.
|
Trabalho Teórico: Gêneros Teatrais.
|
Tema: Expressão em Teatro
Subtema: Expressão corporal e gestual
TÓPICOS / HABILIDADES
|
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
|
Sugestão:
|
21. Improvisação e
criação de personagens
|
21.1. Saber criar e realizar, através de movimentos, gestos e voz, personagens em peças teatrais.
|
Dramatização de uma Releitura Contemporânea feita pelos alunos de uma Obra de Mitologia Grega.
|
XI. Interpretação teatral
|
• Ser capaz de participar de grupos teatrais, respeitando as individualidades e capacidades
de cada um.
|
Organização e apresentação da peça.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário