quinta-feira, 8 de março de 2012

Sugestão 8º ano do Ensino Fundamental

Planejamento de Conteúdo a ser ensinado dentro da disciplina Artes de acordo com o CBC:

8º ano:

*Atenção: A carga horária (Número de aulas) deverá ser estipulada de acordo as necessidades do professor e da turma, ou ainda podendo ser baseada nas sugestões de números de aulas que o CBC orienta.



Eixo Temático ITema: Percepção Visual e Sensibilidade Estética

Subtema: Apresentação e análise de imagens e objetos artísticos

Conhecimento e Expressão em Artes Visuais

TÓPICOS / HABILIDADES
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
Sugestão:
1. Análise e crítica de obras de artes visuais
1.3. Estabelecer relações entre análise formal, contextualização, pensamento artístico e identidade pessoal.
Abordar o contexto social, político e artístico de alguns dos artistas apresentados anteriormente. Levar em consideração os fatos históricos e visão pessoal da época.
Ex: 1)Obra “Retrato Silencioso” de João Câmara -> conexão com a Ditadura Militar, 2)Obra “Negros e Mulatos coletando esmolas para Irmandade” de Debret -> conexão com o período Brasil Colônia... e por aí vai...
1.4. Usar vocabulário apropriado para discorrer sobre essas relações.
Trabalho de Leitura de Imagens, automaticamente o vocabulário apropriado flui no decorrer do processo, claro que levando em consideração as habilidades já contempladas nos anos anteriores quanto à elementos básicos de uma composição.
I. Análise e crítica de obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais
• Estabelecer relações entre análise formal, contextualização, pensamento artístico e identidade cultural.
• Identificar as características das obras de artes visuais produzidas em Minas Gerais.
Sugestão de Artistas: Aleijadinho, Amilcar de Castro, Andréa Lanna, Arlindo Daibert e Erli Fantini, dentre outros. Atividades possíveis: Apreciação, Leitura de Imagens, pesquisas, produção de texto, análise comparativa do contexto social de cada obra, releituras, etc...



Tema: Movimentos Artísticos em Artes Visuais em Diferentes Épocas e Diferentes Culturas

Subtema: Relações entre as artes visuais e seu contexto na história da humanidade

TÓPICOS / HABILIDADES
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
Sugestão:
3. Introdução à
composição
3.1. Reconhecer os elementos de composição das obras de artes visuais.
Trabalhar os elementos básicos de uma composição: Ponto, Linha, Superfície, luz, profundidade, cor, textura, volume, etc. / Leitura de Imagens, apreciação, contextualização/ Artistas sugeridos: Van Gogh (analisar linhas, pinceladas), Gustav Klimt e Beatriz Milhazes (Texturas), Pablo Picasso (Cores quentes e frias: Fase Rosa e Fase azul), Jackson Pollock (pontos e linhas), etc...
4. Introdução às artes
audiovisuais
4.1. Conhecer as características fundamentais das artes audiovisuais.
De acordo com a divisão dos conteúdos propostos pelo CBC, a linguagem “audiovisual” será inserida no planejamento do Ensino Médio, no que diz respeito a execução e expressão individual e coletiva. Porém, aqui no 8º ano, se pede a Introdução ao tema. Podemos trabalhar da seguinte forma: apreciação de vídeos caseiros de produção amadora e também vídeos artísticos e /ou performáticos de produção profissional. Abranger o tema de vídeos disponíveis na internet, seleção de qualidade (informativo/humorístico/didático/turístico/etc), utilização dos mesmos para debates, produção de textos, análises, etc. Para tanto é indispensável que essa aula(s) seja ministrada na sala de informática. Conhecimento de programas como Movie Maker e por aí vai...















Eixo Temático IITema: Percepção Gestual/Corporal e Sensibilidade Estética

Subtema: Análise de produções de dança contemporânea

Conhecimento e Expressão em Dança

TÓPICOS / HABILIDADES
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
Sugestão:
6. Apreciação e análise de danças
6.1. Saber realizar pesquisas sobre gestos, movimentos, seu registro e utilizações em produções de dança.

6.2. Estabelecer relações entre dança, contextualização e identidade pessoal.

Apreciação de DVD’s de Apresentação de Danças (Clássica, Contemporânea, Típicas Brasileiras, Estrangeiras, Folclóricas, Indígenas). Reflexões comparativas contextualizadas, expressão das variadas danças através do desenho, pintura, colagem, etc. Pesquisa em grupo, apresentação oral e escrita.
III. Análise e crítica de obras de dança produzidas em Minas Gerais
• Estabelecer relações entre dança, sua contextualização, pensamento artístico e identidade cultural.
• Identificar as características das obras de dança produzidas em Minas Gerais
Foco nas Danças produzidas e disseminadas em Minas Gerais, tanto as tradicionais quanto as contemporâneas. Pesquisa em grupo, ensaio e apresentação da execução das danças.



Eixo Temático III Tema: Movimentos Artísticos em Música em Diferentes Épocas e em Diferentes Culturas - Subtema: Relações da Música e suas funções em diferentes contextos

TÓPICOS / HABILIDADES
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
Sugestão:
12. A música em seus
aspectos históricos,
sociais e étnicos
12.1. Conhecer as relações sócio-culturais da música ao longo da história e suas diferentes
manifestações.
12.2. Ser capaz de identificar diferentes modalidades e funções da música. (Religiosa, profana, tradicional, contemporânea, ambiental, regional, folclórica, dentre outras).
12.3. Valorizar as diferentes manifestações musicais de diferentes povos e etnias.
12.4. Saber realizar pesquisas musicais em graus diferentes de complexidade, sobre a música de
sua região ou de sua cidade.
12.5. Ser capaz de organizar arquivos e acervos de documentos musicais de diferentes períodos e em diferentes suportes (arquivo sonoro, arquivo de partituras e documentos).
Atividades de pesquisa em grupos. Monitorar e orientar os trabalhos. Direcionar as atividades de acordo com a habilidade pretendida.
Apresentação das modalidades e funções da música em Power Point.
Trabalho para casa, com pesquisas em internet, revistas, livros e demais acervos abrangendo também a produção musical local (quando houver). Promover interface da música com as Artes Visuais, podendo identificar e apreciar artistas que retrataram a música em suas obras.
Finalizar com apresentação dos grupos.

Tema: Elementos Musicais

Subtema: Estruturas básicas do discurso musical

TÓPICOS / HABILIDADES
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
Sugestão:
VII.Glossário
• Ser capaz de identificar e conceituar os termos técnicos específicos da música.
Podemos convidar um músico da cidade que possa explanar aos alunos a maneira como se aprende e se faz música, alinhando as falas técnicas específicas da música para que os alunos abram esse novo repertório em seu vocabulário. E, levando em consideração todo o trabalho de pesquisas realizado antes dessa explanação, esse novo vocabulário fará muito mais sentido.



Eixo Temático IV

Tema: Percepção Dramática e Sensibilidade Estética

Subtema: Ação dramática em diferentes espaços

Conhecimento e Expressão em Teatro

TÓPICOS / HABILIDADES
DETALHAMENTO DAS HABILIDADES
Sugestão:
17. Análise e crítica de
espetáculos cênicos
17.1. Identificar ações dramáticas em diferentes manifestações artísticas e no cotidiano.

17.2. Ser capaz de apreciar criticamente espetáculos teatrais ao vivo, em Vídeo, DVD ou TV.
Partindo do pressuposto que os gêneros teatrais já foram trabalhados no 7º ano, como sugere o CBC, a habilidade de identificar ações dramáticas se torna mais clara quando os alunos são convidados a apreciar espetáculos cênicos, seja ao vivo, em DVD ou na TV. A identificação poderá ser conduzida de forma a registrar as impressões em textos, ou desenhos e discussões críticas que levem a uma contextualização final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário