Arte na sala de aula:
Interface com Matemática: Composição com figuras geométricas.
1º passo: Associação de desenhos e objetos à formas geométricas:
Grande parte dos objetos que nos cercam foram desenhados e projetados a partir de figuras geométricas. É por isso que a gente percebe essas formas na maioria dos objetos. Por exemplo, numa panela podemos enxergar um cilindro; num prédio, um paralelepípedo; num copo, um cilindro; num prato, um círculo.
Partindo do princípio de que vemos figuras geométricas nas formas de diversos objetos, podemos construir desenhos iniciando sempre pelas figuras geométricas.
2º passo: Construção de figuras geométricas planas:
Material: cartolinas coloridas, régua, tesoura, compasso. As formas deverão ser desenhadas e recortadas pelos alunos, que deverão calcular suas dimensões (altura, largura, laterais) antes de passarem para o papel.
Medidas de comprimento:Podemos usar fita métrica, metro de pedreiro, régua, metro de lojas de tecidos e trena. Pode medir: o comprimento, a largura e altura da sala de aula; o comprimento, a espessura e a largura de livros, cadernos e mesas; a altura de cada aluno; o passo e o palmo de cada aluno e o perímetro de algumas figuras geométricas planas. Medidas de superfície:Alguns cálculos de área podem ser feitos dentro da sala de aula. Podemos calcular a área da sala de aula; a área da lousa; a área da capa de um livro ou caderno; áreas de figuras geométricas planas como o quadrado, o retângulo, o paralelogramo e o triângulo.
3º passo: Apresentando Paul Cézanne, obra “Maçãs”:
Quando Paul Cézanne pintava, procurava encontrar a sólida estrutura geométrica nos objetos, na natureza. Suas idéias tão próprias e seu jeito de compor levaram a pintura para um novo caminho: o Cubismo. Os cubistas tentavam mostrar um mesmo objeto visto sob vários ângulos (profundidade, volume, espaço), num plano só, o plano da tela, do papel. Esse objeto repartido em geométricas, colocadas uma ao lado da outra, faz com que o observador tenha até dificuldade em enxergar o tema real, tamanha a distorção de pontos de vista.
Leitura de Imagens:
1) Identificação das formas geométricas presentes na obra “Maçãs” de Cézanne.
2) Quantidade de objetos presentes na obra.
3) As cores que aparecem.
4) O que a cena retratada sugere?
5) Qual outro nome você daria para esta tela?
4º passo: Apreciação de obras compostas de formas geométricas:
5º passo: Criando composições visuais com formas geométricas:
Feito o estudo da iniciação cubista, a contextualização com obras de arte compostas por figuras geométricas e de posse das figuras planas coloridas confeccionadas pelos alunos, podemos partir para o momento criativo. Cada aluno tem liberdade para criar sua obra utilizando as formas geométricas que acharem mais harmoniosas e em acordo com sua idéia. As obras podem resultarem em imagens figurativas ou não, assim como vimos nas obras apresentadas acima. Também podemos utilizar outros recursos além da colagem, como por exemplo, contornos com canetinhas, complementos com tintas, etc. Os resultados poderão ser parecidos com estes:
Atividade desenvolvida na E. E. João Belo de Oliveira, na turma 6º ano / 03:
Atividade desenvolvida na E. E. Dos Dornelas, em Orizânia na turma 6º ano:
Atividade desenvolvida na E. E. Fazenda Paraíso, Zona Rural de Espera Feliz, na turma do 7º ano:
Fabíola Garcia
Arte-Educadora / ANED PIP CBC
SRE Carangola
Nenhum comentário:
Postar um comentário