Intervenções
possíveis de serem feitas dentro das aulas de Arte contemplando Descritores da
Matriz de Referência SIMAVE / PROEB – 5º ano – Língua Portuguesa
D2
– Localizar informações explícitas em um texto.
D3
– Inferir informações implícitas em um texto.
D5
– Inferir o sentido de palavra ou expressão.
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Trabalhar com História em Quadrinhos:
Interpretação das histórias, criação de novas (em grupo e individual) com
exposição dos trabalhos. Os temas podem ser definidos pelo professor e
passados a cada grupo que deverão retratar de forma bem humorada o assunto
proposto, utilizando palavras de sentido figurado que possam deduzir
situações, entre outras. Os trabalhos poderão ser elaborados em cartolina
para terem dimensões semelhantes a “jogos americanos”. Ao final poderão ser
plastificados e colados em uma das mesas do refeitório da Escola, aguçando a
curiosidade dos outros alunos com a leitura e interpretação dos fatos e
também a satisfação dos elaboradores em mostrar o trabalho apreciado por toda
Escola.
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D8 – Interpretar texto que conjuga
linguagem verbal e não-verbal.
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A linguagem não-verbal tão comum em
quadrinhos e charges poderá ser percebida em leitura de imagens de obras onde
a expressão facial e/ou corporal transmite a idéia principal. Exemplo: O
Pensador, de Rodin. Existem histórias que podem ser contadas apenas com
imagens, as cenas visuais vão sugerindo e revelando o desenrolar dos fatos.
Os alunos poderão ser convidados a criarem uma pequena história ou um
símbolo, logomarca, em grupo ou individualmente, que transmita a idéia
principal apenas pela imagem.
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D10 – Distinguir um fato da opinião
relativa a esse fato.
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Leitura de Imagem de obra de arte
que retrate um tema / acontecimento específico, como por exemplo:
Guernica (Picasso), Grito do Ipiranga (Pedro Américo), Os Fuzilamentos de 3
de Maio de 1808 (Goya), dentre várias outras alternativas. Escolhida a obra,
realizar uma leitura de imagem informando os fatos históricos ligados à obra.
Os alunos deverão realizar uma leitura escrita da obra contextualizando com
as informações /conhecimentos adquiridos. Após a consolidação e entendimento
dos fatos históricos reais relacionados à obra, os alunos deverão emitir
através de releitura da obra ou produção textual suas opiniões sobre o fato
acontecido.
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