quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Intervenções Arte x Língua Portuguesa


Intervenções possíveis de serem feitas dentro das aulas de Arte contemplando Descritores da Matriz de Referência SIMAVE / PROEB – 5º ano – Língua Portuguesa

D2 – Localizar informações explícitas em um texto.
D3 – Inferir informações implícitas em um texto.
D5 – Inferir o sentido de palavra ou expressão.
Trabalhar com História em Quadrinhos: Interpretação das histórias, criação de novas (em grupo e individual) com exposição dos trabalhos. Os temas podem ser definidos pelo professor e passados a cada grupo que deverão retratar de forma bem humorada o assunto proposto, utilizando palavras de sentido figurado que possam deduzir situações, entre outras. Os trabalhos poderão ser elaborados em cartolina para terem dimensões semelhantes a “jogos americanos”. Ao final poderão ser plastificados e colados em uma das mesas do refeitório da Escola, aguçando a curiosidade dos outros alunos com a leitura e interpretação dos fatos e também a satisfação dos elaboradores em mostrar o trabalho apreciado por toda Escola.

D8 – Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal.
A linguagem não-verbal tão comum em quadrinhos e charges poderá ser percebida em leitura de imagens de obras onde a expressão facial e/ou corporal transmite a idéia principal. Exemplo: O Pensador, de Rodin. Existem histórias que podem ser contadas apenas com imagens, as cenas visuais vão sugerindo e revelando o desenrolar dos fatos. Os alunos poderão ser convidados a criarem uma pequena história ou um símbolo, logomarca, em grupo ou individualmente, que transmita a idéia principal apenas pela imagem.

D10 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Leitura de Imagem de obra de arte que retrate um tema / acontecimento específico, como por exemplo: Guernica (Picasso), Grito do Ipiranga (Pedro Américo), Os Fuzilamentos de 3 de Maio de 1808 (Goya), dentre várias outras alternativas. Escolhida a obra, realizar uma leitura de imagem informando os fatos históricos ligados à obra. Os alunos deverão realizar uma leitura escrita da obra contextualizando com as informações /conhecimentos adquiridos. Após a consolidação e entendimento dos fatos históricos reais relacionados à obra, os alunos deverão emitir através de releitura da obra ou produção textual suas opiniões sobre o fato acontecido.

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